A Força Aérea Indiana (IAF, na sigla em inglês) planeja uma mega compra de caças Tejas da fabricante local Hindustan Aeronautics Limited (HAL), informou a agência ANI.
Segundo a publicação, a IAF almeja adquirir em torno de 100 Tejas na versão mais recente Mark 1A num acordo que pode ultrapassar a cifra de US$ 8 bilhões. O plano, conforme cita a agência, já teria sido submetido ao Ministério da Defesa da Índia, que deve ou não autorizá-lo.
A decisão de adquirir uma centena de jatos de combate produzidos localmente partiu do comandante da IAF, o Marechal Chaudhari, durante uma recente reunião de revisão do programa Tejas com autoridades de defesa do país e representantes da HAL, apontou a página.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A Força Aérea da Índia decidiu que compraria cerca de mais 100 desses caças LCA Mark-1A de alta capacidade da HAL. A proposta nesse sentido foi submetida ao Ministério da Defesa. Espera-se que o projeto receba autorização em breve para dar o maior impulso de sempre ao setor aeroespacial de defesa privado”, disse uma fonte militar à agência indiana.
A compra desses aviões adicionais serviria para substituir os antigos caças soviéticos MiG-21 em serviço na Índia. Atualmente, a IAF mantém cerca de 50 jatos do tipo em operação.
Com a aquisição de um novo lote de Tejas, a aeronave fabricada pela HAL pode se tornar o caça mais numeroso da IAF. Considerando os modelos já em serviço e os demais encomendados, a frota do tipo pode chegar a 340 aeronaves em 15 anos. Hoje, o principal avião de combate da Índia é o Sukhoi Su-30, com cerca de 260 unidades em serviço.
Com 32 aeronaves no inventário, o Tejas é atualmente o caça em menor número na IAF. A força indiana tem ainda outros cerca de 75 caças MiG-29, 50 Dassault Mirage 200 e 36 Rafale, além de 160 caças-bombardeiros SEPECAT Jaguar.