Força Aérea da Índia terá mais seis aviões radares baseados em jato da Embraer

Netra Mk1A é sistema de alerta aéreo antecipado e controle que utiliza o ERJ 145 como plataforma
Um dos três Netra Mk1 da Força Aérea da Índia
Um dos três Netra Mk1 da Força Aérea da Índia (IAF)

O Conselho de Aquisição de Defesa (DAC), do governo da Índia, aprovou na semana passada que a Força Aérea do país adquira seis sistemas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW & C) da plataforma DRDO Netra Mk1A.

As aeronaves utilizam o jato regional ERJ 145, da Embraer, como plataforma, que é equipado com radar de varredura sintética montado em uma antena fixa sobre a fuselagem, além de outros sistemas e armamentos.

A Força Aérea da Índia (IAF) opera três desses aviões desde 2017 e que foram previamente montados pela Embraer no Brasil.

O novo lote Mk1A contará com novos sistemas, entre eles um radar AESA (Active Electronically Scanned Array), uma suíte de Guerra Eletrônica e uma rede de comunicação em tempo real com outras aeronaves.

O Netra Mk1A (IAF)

A IAF pretende expandir a autonomia do jato, que já conta com receptáculo de reabastecimento em voo.

“Os sistemas AEW&C para a Força Aérea Indiana são intensificadores de capacidade que podem aumentar exponencialmente o potencial de combate de qualquer outro sistema de armas”, disse o Ministério da Defesa, segundo a mídia local.

Como os jatos ERJ 145 não são mais produzidos pela Embraer, a Força Aérea terá de adquirir células usadas no mercado de viagens aéreas.

Netra Mk2

A DRDO (Organização de Pesquisa e Desenvolvimento em Defesa), que projetou o sistema, trabalha também em uma nova e maior plataforma baseada no Airbus A321.

A Força Aérea da Índia tem três Beriev A-50 AWACS (Michael Sender)

Chamada de Netra Mk2, ela será baseada em seis aeronaves usadas adquiridas da Air India e que hoje estão em serviço no esquadrão de comunicações da IAF.

Além dos Netra, a Índia opera três jatos russos Ilyushin IL-76 AWACS (Beriev A-50) com tecnologia mais antiga, porém, alcance maior de radar.

A expansão da frota de aviões radares é uma resposta à expansão militar do Paquistão, país com o qual a Índia passa por vários episódios de embates.

1 comment
  1. Se isso não e uma ignorância ou burrice, então não sei, pegar uma célula usada,com no mínimo uns 15 anos de uso , fazer uma adaptação estrutural,e que não e pouca,se for conforme as que a Embraer entregou de fábrica, então pegar uma usada e colocar um sistema sofisticado e caríssimo ….vai sair mais barato vai,mas ao meu ver jamais vai ficar igual a de fábrica e segura também

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