Como tem sido comum nos finais de ano, a United Aircraft Corporation (UAC) entregou mais aeronaves de combate da Sukhoi à Força Aérea da Rússia .
O novo lote inclui o caça-bombardeiro Su-34 e o caça Su-57, mas não se sabe quantas aeronaves foram de fato entregues.
Os jatos são fabricados em Komsomolsk-on-Amur, no extremo oriente da Rússia, planta que recebeu investimentos para ampliar a produção.
“As aeronaves Su-57 e Su-34 entregues hoje em breve entrarão em serviço. O bombardeiro de linha de frente Su-34 é valorizado pelos pilotos por suas altas características táticas, técnicas e de combate. O caça Su-57 é o ‘rei do céu’, a aeronave mais avançada na linha de aeronaves tático-operacionais,” disse Sergei Chemezov, Diretor Geral da Rostec State Corporation, estatal de tecnologia que controla a UAC.
Su-57 com saída de empuxo vetorável
A Força Aérea da Rússia encomendou 76 caças Su-57, chamados de 5ª geração no país, mas cuja furtividade é questionada no Ocidente.
Segundo o World Air Forces, da Flight Global, há cerca de 24 aeronaves em serviço. A Força aérea também operaria alguns exemplares de pré-produção utilizados no longo desenvolvimento da aeronave de combate.
Ao menos um Su-57 teria sido danificado durante a guerra na Ucrânia em agosto durante um ataque ao Aérodromo de Akhtubinsk.
Em meio aos combates, a UAC está testando o uso de saída vetorável em um dos Su-57, recurso que equipa, por exemplo, o F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA.