Ao que tudo indica, o Embraer Super Tucano agradou os aviadores da Força Aérea Filipina (PAF). Com seis aviões em serviço desde o ano passado, a PAF agora tem planos de quadruplicar essa frota.
A informação é citada na edição mais recente do “Flight Plan: New Hope”, uma publicação da força aérea filipina. Na menção sobre o Super Tucano, a PAF descreve o objetivo de formar uma frota com um total de 24 aeronaves (na versão A-29B).
“Este é um projeto que levou 12 anos para ser executado no âmbito do Programa de Modernização das Forças Armadas das Filipinas revisado. O projeto finalmente se tornou realidade e seis aeronaves foram comissionadas na Força Aérea Filipina, na 15ª Asa de Ataque, em 13 de outubro de 2020, com mais 12 aeronaves a caminho em 2022 e mais seis à frente para (compor) um total de 24 (Super) Tucanos voando pelos céus das Filipinas até o final de 2024”, diz a publicação da PAF.
Destacando as capacidades do avião brasileiro, a força aérea filipina diz que “o A-29B Super Tucano é uma aeronave de ataque leve durável, de baixo custo de manutenção e operação, com capacidade para operações diurnas e noturnas e entrega de munições aéreas guiadas de baixa e alta precisão”.
Nas Filipinas, os Super Tucanos estão preparados para missões de Apoio Aéreo Próximo (CAS), Ataque Leve, bem como de operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
“Ele tem uma assinatura de baixa temperatura e incorpora aviônicos de 4ª geração e sistema de armas (sistema eletro-óptico e infravermelho, telêmetro a laser e link de dados, gravador de dados centralizado na rede) dentro de um cockpit moderno e funcional”, acrescenta a publicação.
Em resposta ao Airway, a Embraer informou que “está pronta para atender às necessidades atuais e futuras da Força Aérea das Filipinas, mas não comenta possibilidade de negócios”.
Sucesso de exportação
Com quase 300 unidades produzidas desde 2003, o Super Tucano é atualmente o avião militar brasileiro mais famoso no mercado internacional. A aeronave da Embraer já foi selecionada por forças aéreas de 15 países e tem uma longa ficha de combate.
O principal operador do Super Tucano é a Força Aérea Brasileira (FAB), que participou do programa de desenvolvimento da aeronave e adquiriu mais de 90 exemplares do tipo. Perto de completar 20 anos de serviço, a avião fabricado no Brasil é considerado hoje um dos melhores, se não o melhor, na categoria dos aviões de ataque leve.
Outros importantes operadores do Super Tucano são as forças aéreas do Chile, Equador, República Dominicana e Indonésia. O avião da Embraer também faz sucesso na África, com quatro clientes: Angola, Burkina Faso, Mali e Mauritânia.
Super Tucano “Made in USA”
O Super Tucano é atualmente uma peça importante nos pacotes de ajuda militar dos EUA para nações que se comprometem a combater organizações terroristas.
Alguns dos beneficiados por esse programa são o Afeganistão e o Líbano, que receberam aeronaves montadas na Flórida pela Sierra Nevada Corporation (SNC), empresa parceira da Embraer nos EUA. Outro país que vai receber o Super Tucano montado pela SNC é a Nigéria, que aderiu ao programa de ajuda militar.
O Super Tucano também está na disputa do programa OA-X da Força Aérea dos EUA (USAF), que busca um avião de ataque leve e reconhecimento e pode render uma encomenda que pode passar de 300 aeronaves. O projeto, porém, foi suspenso no ano passado por tempo indeterminado, embora a USAF continue testando o avião da Embraer e seu concorrente, o AT-6 Wolverine produzido pela Textron Aviation.
Veja mais: Conheça as variadas divisões da Embraer