Força Aérea de Taiwan faz integração de míssil antinavio em caça F-CK-1

Míssil HF3 usa motor ramjet para alcançar velocidade hipersônica e tem versão de lançamento do solo
Caça F-CK-1 com o míssil anti-navio HF-3
Caça F-CK-1 com o míssil anti-navio HF-3

A Força Aérea de Taiwan está realizando testes em solo com uma nova arma que pode contribuir para a defesa do país ante uma provável tentativa de invasão por parte da República Popular da China.

Trata-se da versão lançada no ar do míssil hipersônico HF3, que já é utilizado pelas forças da República da China (Taiwan) em baterias estacionárias e veículos autopropulsados.

Uma imagem divulgada no país mostra um caça AIDC F-CK-1 Ching-kuo de desenvolvimento local — portando o novo míssil hipersônico antinavio.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O HF3 para a função ar-superfície tem uma característica visível bem distinta da versão baseada em terra, pois não possui um motor duplo a jato para impulsioná-lo no início do voo.

O caça F-CK-1 desenvolvido no país
O caça F-CK-1 desenvolvido no país (RudolphChen)

Por utilizar um motor do tipo ramjet, o HF3 precisa alcançar determinada velocidade para que este seja acionado, levando-o a multiplicar a velocidade do som algumas vezes antes de se aproximar do alvo.

Na versão de lançamento terrestre ou móvel, o HF3 usa um motor foguete duplo em sua impulsão inicial, mas na versão ar-superfície, a própria aeronave fornece a velocidade ideal de acionamento do ramjet.

Todavia, por não ter esse booster de lançamento, o HF3 de uso aéreo dispensa 200 kg de peso, segundo as fontes locais, reduzindo o peso de lançamento de 1.500 kg para 1.300 kg.

No entanto, em 2022, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan (NCSIST) teria elaborado o projeto dessa versão ar-superfície com um peso de decolagem de 900 kg somente.

Porta-aviões chinês Fujian
Porta-aviões chinês Fujian

Agora, o HF3 inicia sua integração com o F-CK-1 Ching-kuo, que terá de lidar com um míssil supostamente de 5,5 m de comprimento e diâmetro de 36 cm, bem menos que o terrestre, com 6,1 m de comprimento e 46 cm de largura. 

Na foto, um F-CK-1 Ching-kuo aparece com 2 mísseis ar-superfície HF3 nos cabides subalares, assim como com 2 mísseis ar-ar Sky Sword e 1 tanque ventral alijável. 

Essa pode não ser a configuração padrão de missão antinavio da Força Aérea de Taiwan para emprego futuro do HF3 contra a PLAN (People’s Liberation Army Navy), já que o F-CK-1 pode levar 2 tanques sob as asas, porém, nesse caso, mais 2 Sky Sword.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Primeiro jato E195-E2 da LOT (Krystian Truszkowski)

Embraer E195-E2 ou Airbus A220: LOT decidirá encomenda de 84 jatos em breve

Related Posts