O primeiro Boeing E-3D Sentry da Força Aérea do Chile (FACh) chegou ao país andino na última quarta-feira (27), proveniente do Reino Unido. Ao todo, a FACh adquiriu três exemplares de segunda mão da aeronave de controle aéreo e alerta antecipado (AEW&C) de estoques da RAF (força aérea do Reino Unido), mas apenas dois jatos têm condições do voo – o terceiro servirá como fonte de peças para os modelos ativos.
Com a chegada do E-3D Sentry, a FACh pode substituir a altura o antigo Boeing EB-707 Condor, aeronave AEW&C desativada neste ano após servir por mais de duas décadas no país.
“As novas capacidades (do E-3D Sentry) permitirão que seu uso seja ampliado em diversas situações em que seja necessário manter o controle do espaço aéreo, onde as operações são realizadas com meios institucionais, combinados ou conjuntos, tais como: catástrofes, emergências e operações de busca e salvamento, tanto de aeronaves como de embarcações, de forma autônoma ou em conjunto com outras instituições”, informou a FACh pelo Twitter.
🔵AHORA | 🛩️ para la #FACh
Boeing E-3D Sentry, 1ª de dos aeronaves de alerta temprana con capacidades de vigilancia, exploración, reconocimiento aeroespacial y mando y control aéreo, aterriza en la IIª Brigada Aérea #FACh. pic.twitter.com/uRrcHP4NkR— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) July 27, 2022
Derivado do antigo jato comercial Boeing 707, o E-3 Sentry possui um potente radar montado na parte superior da fuselagem. A antena rotativa é capaz de acompanhar os movimentos de aeronaves, veículos terrestres e embarcações a mais de 600 km de distância, antecipando possíveis movimentações inimigas e coordenando grupos de ataque, fornecendo informações para caças aliados ou dados para a orientar mísseis.
A força aérea chilena foi o primeira de toda a América Latina a operar aeronaves de controle aéreo e alerta antecipado, com a introdução do peculiar 707 Condor em 1994. Posteriormente, outros países que também aderiram a essa capacidade foram o Brasil e o México, cujas forças aéreas contam com o Embraer EMB-145 AEW&C em suas frotas.