Força Aérea do Irã recebe primeiros jatos de treinamento Yak-130

Duas aeronaves foram apresentadas no país e seriam uma contrapartida pelo envio de drones Shahed usados pela Rússia em ataques à Ucrânia
Um dos dois Yak-130 do Irã
Um dos dois Yak-130 do Irã que foram fotografados (IRIAF)

A Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF) recebeu seus primeiros aviões de treinamento Yak-130 produzidos na Rússia.

Duas aeronaves do tipo foram apresentadas com uma pintura chamativa e as designações 7-9700 e 7-9701 em material divulgado pela agência de notícias estatal Tasmin.

Segundo ela, os jatos foram recebidos em na Base Aérea Shahid Babaei, em Isfahan, na região central do país. Eles estão lotados na 8ª Base Aérea Tática do Irã.

A entrega das aeronaves, cujo detalhes do acordo não são conhecidos, ocorre antes mesmo de os pilotos iranianos terem concluído o treinamento na Rússia. Seis instrutores estariam no país sendo preparados para voar nos Yak-130.

Jato bimotor voou pela primeira vez na década de 90 (IRIAF)

Embora não haja confirmação oficial, os treinadores Yak-130 seriam uma contrapartida russa pelo envio de drones ‘kamikaze’ Shahed-136, que foram usados em ataques à Ucrânia.

Há relatos de que dentro de um pacote fechado com a Rússia, a IRIAF receberá 24 caças Su-35 que foram fabricados originalmente para o Egito, mas até o momento não há indícios de que eles tenham sido enviados para o Irã.

Aeronave pode ter sido parte de acordo com a Rússia para fornecimento de drones (IRIAF)

Jato de treinamento iraniano

O Yak-130 é um jato de treinamento avançado e ataque leve ao solo desenvolvido pela Yakovlev em parceria com a Aermacchi, hoje parte do grupo italiano Leonardo.

A aeronave foi pensada como substituta dos antigos aviões L-29 e L-39 para fornecer treinamentos aos pilotos russos. O voo inaugural do jato bimotor ocorreu em abril de 1996 mas em 2000 a parceria entre as duas empresas foi desfeita e cada uma seguiu o desenvolvimento de aviões próprios – a Aermacchi lançou o M-346 Master.

O jato iraniano Yasin voou pela primeira vez em 2019 (IRNA)

Embora seja subsônico, o Yak-130 possui uma boa capacidade de ataque ao solo com carga útil de 3.000 kg que pode ser composta de armamentos guiados ou não guiados e pods de reconhecimento, entre outros.

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A incorporação do Yak-130 ocorre meses após a HESA, fabricante estatal do Irã, dar início à produção em série do Yasin, um jato de treinamento que voou pela primeira vez em 2019.

A aeronave iraniana, no entanto, é mais leve que o Yakovlev, com peso máximo de decolagem declarado de 6.600 kg.

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