A Força Aérea dos EUA (USAF) deve encerrar os ensaios com três turboélices A-29 Super Tucano e dois AT-6C Wolverine que foram adquiridos há pouco tempo para demonstrações em missões de ataque leve.
Segundo afirmou Edward Stanhouse, vice-diretor executivo do programa de inteligência, vigilância, reconhecimento e forças de operações especiais dos EUA, as aeronaves serão declaradas como “artigos de defesa em excesso” e repassadas para países parceiros.
Os dois turboélices foram cogitados pela USAF em 2009 para formarem uma frota de aeronaves de apoio aéreo aproximado e ataque leve dentro do programa Light Attack/Armed Reconnaissance (LAAR).
ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS
Após cortes no orçamento, a Força Aérea relançou um novo programa, o Light Attack Experiment, em 2017 e para isso adquiriu alguns aviões da Textron e da Sierra Nevada (parceira da Embraer).
As aeronaves “foram usadas para demonstrações de prova de conceito tanto pelo SOCOM quanto pelo Comando de Combate Aéreo”, disse Stanhouse durante conferência recente.
Venda Militar Externa
Com a escolha do AT-802U Sky Warden, um avião de ataque agrícola convertido para operações ISR (Intelligence, Surveillance, and Reconnaissance), pelo Special Operations Command (SOCOM), no programa Armed Overwatch, manter os A-29 e AT-6 teria perdido qualquer sentido.
A tendência é que os três A-29 e os dois AT-6 sejam transferidos por meio do processo de Venda Militar Externa (sigla FMS em inglês), que autoriza o fornecimento de armamentos para nações aliadas dos Estados Unidos.
Ambos já são operados por forças aéreas estrangeiras como a Nigéria no caso do Super Tucano e a Tunísia, que teve autorização para receber quatro AT-6C em 2020.
Se a Força Aérea dos EUA está cortando gastos imagine aqui.
Cortando gastos pois tem de investir nos bombardeiros de última geração que estão em desenvolvimento não é mesmo?
EVITAR GASTOS NECESSARIOS AS EMPRESAS MILITARES BRASILEIRAS NAO PODE SER PALAVRA FINAL DE UNS OU OUTROS NAO CAPAZES
A indroduçao desses caças leves a defesa de um país é apenas uma coisa, proteção recursos agrícolas. A escassez meu amigo.
acredito a analise esteja enviesada pois o A29 sequer participou desta concorrência. A subsidiária da Embraer Sierra Nevada entrou na concorrência com outro modelo civil bimotor willy coyote Mc 145….a concorrência era para uma categoria que é atualmente Cesna Caravan ac208….o Super Tucano é de outra categoria de tipo avião.
Otima Oportunidade para a Marinha do Brasil usar como avião de Instruções antes dos Pilotos se qualificarem nos A4.
Resultado da política anti americana do atual PR
Com a vergonhosa retirada(derrota) Americana no Afeganistão o A29 perdeu seu principal teatro de operações, sem uso sem necessidade simples assim, nada de errado com a aeronave, seria interessante a FAB adiquirir as 3 aeronaves via FMS para repor perdas do seu inventário…
A FAB, se tivesse a menor decência e lógica, compraria os Tucanos e os traria pra casa.
Olá, será que os Tucanos poderiam vir para a FAB? O que acham e qual a possibilidade disso acontece?
Claro q eles vão cortar ! E uma disputa financeira ! Vai dar moral pr outra empresa q nao seja americana !!! Cortar custo nada ! Tai vendendo f 35 a preco de custo pra derrubar a saab ! E fizeram isso no passado com a engesa e o tanque brasileiro osorio ! Abre o olho galera !!!!
Estas informações estão totalmente equivocada, logo que isso escreveu ou ou não sabe o que diz ou querem somente bagunçar a discussão. Considerando que o AT802U, tem valor global muito inferior, bem como sua categoria de combate e tecnologia, o Avião da SkyWarden custa em torno de US$ 2milhões enquanto o Embraer A29 Super Tucano tem preço inicial de U$10milhões, e a aviônica empregada e tecnologia, são bem superiores, não se comparam. Forte abraço.
Trocar um super tucano por um avião agrícola é realmente de fazer rir.
Quando bobeira. O Brasil precisa produzir algo valoroso….avioes com categoria do seculo passado nao funciona MAIS…..
Compraram , ficaram o que quiseram e agora deletaram , lógico que farão um bem melhor !!!! E o Brasil ôôôôôô
Soh queriam acabar com a tecnologia de aviação brasileira… Traidores como moro, boconaro são fezes do IANQUEs para acabar com o pouco de tecnologia que o Brasil e outros emergentes desenvolvem.