A aparência do caça F-47, da Boeing, ainda é um mistério já que apenas duas imagens foram divulgadas, mostrando o caça de 6ª geração apenas parcialmente, mas a Força Aérea dos EUA (USAF) pode ter dado mais pistas de seu visual em um vídeo divulgado na sexta-feira, 11.
O vídeo é um comercial de recrumento da USAF e traz um breve trecho em que um caça avançado surge por inteiro, mas sem qualquer referência do que se trata.
A aeronave, no entanto, tem características diferentes da que foi apresentada pelo Presidente Donald Trump durante o anúncio que a Boeing havia vencido o contrato NGAD (Next Generation Air Dominance) em 21 de março.

A primeira imagem – e também outra visão artística – mostra um caça com canards (superfícies de controle dianteiras) e asas com diedro positivo acentuado. Não há, contudo, detalhes da cauda e da aeronave como um todo.
O vídeo, por outro lado, mostra o caça por inteiro embora sem uma resolução apropriada. A configuração apresentada não traz os canards mas uma fuselagem achatada que se emenda com as asas, posicionadas bem para trás.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O jato tem dois motores bem separados e estabilizadores verticais inclinados. As entradas de ar ventrais não podem ser visualizadas com clareza para identificar seu tipo.

Nada garante que a Força Aérea decidiu antecipar o visual do F-47, vale dizer. Há inúmeras ilustrações de conceitos de caças de 6ª geração e a própria USAF não foi precisa nos primeiros esboços mostrados do B-21 Raider, bombardeiro furtivo da Northrop Grumman.
Mas a divulgação de um caça de 6ª geração em um comercial que pretende atrair inscritos ao serviço não deixa de ser bastante curiosa.