A Boeing finalmente entregou o primeiro jato supersônico de treinamento T-7A Red Hawk à Força Aérea dos EUA (USAF) em 14 de setembro.
A aeronave é uma das cinco pertencentes a um lote inicial que serão usadas no programa de engenharia, manufatura e desenvolvimento (sigla EMD em inglês), juntamente com dois T-7 que pertencem à Boeing e já acumularam mais de 500 voos.
O T-7 é o substituto do antigo Northrop T-38 Talon, um jato que está em serviço desde os anos 60. O desenvolvimento da aeronave foi feito com ferramentas digitais pela primeira vez e conta com a participação da Saab.
De acordo com a USAF, os testes de EMD deverão começar nos próximos dias, primeiramente em St. Louis e depois na Base Aérea de Edwards, na Califórnia.
“Continuo impressionado com esta equipe”, disse o coronel Kirt Cassell, gerente do programa T-7 do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea. “Tem havido muito esforço nos últimos meses para passar pelo primeiro voo e agora pela aceitação da aeronave. Estamos entusiasmados em colocar essas aeronaves EMD em testes de voo.”
“A equipe de teste integrado Red Hawk está pronta e ansiosa para iniciar o teste e avaliação EMD”, afirmou o Dr. Troy C. Hoeger, testador chefe de desenvolvimento do T-7A.
A Boeing venceu a concorrência para suprir o novo jato de treinamento avançado da Força Aérea dos EUA em setembro de 2018 e deverá entregar ao menos 351 aeronaves além de sistemas de treinamento em solo.
A entrega dos primeiros T-7A à USAF atrasou por conta de problemas com o assento ejetável da aeronave, que foi projetado para funcionar com diversos perfis de pilotos, em um movimento do Pentágono para permitir que mais pessoas prestem serviço militar.