O Comando de Operações Especiais (AFSOC), da Força Aérea dos EUA (USAF), recebeu a primeira aeronave OA-1K Skyraider II em 3 de abril de 2025.
Desenvolvido pela L3 Harris, o OA-1K é uma variante militar baseada na plataforma do avião AT-802, usado em pulverização agrícola.
Com estrutura blindada, aviônicos diversos e vários pontos de carregamento de armamentos e sensores, o Skyraider II será empregado em missões apoio aéreo aproximado, ataque de precisão ou inteligência armada, vigilância e reconhecimento.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O Skyraider II representa não apenas uma nova plataforma, mas uma solução modular para nossas necessidades de segurança nacional”, disse o Tenente-General Michael Conley, comandante do AFSOC. “Ele redefinirá como abordamos campanhas conjuntas, resposta a crises e o cenário em evolução da guerra moderna.”

Com a opção por uma aeronave mais simples, a AFSOC espera ter uma manutenção muito menor e um custo mais baixo por hora de voo do que outras aeronaves convencionais ou usada em outras operações especiais.
A cerimônia de entrega contou com a presença especial do tenente-coronel aposentado Bill Buice, que era um piloto do Douglas A-1 Skyraider, um monomotor radial a pistão que foi usado na Coreia e no Vietnã e da qual o Skyraider II deriva seu nome.
Buice, que tem 98 anos, voou o A-1 Skyraider de junho de 1967 a julho de 1968. Junto com ele na cerimônia estava Phillip Edward Jennings, que resgatou Buice quando ele foi abatido no Vietnã.
Observando essa geringonça, fico imaginando o protecionismo que existe nas forças armadas Norte-Americana.
Seria mais eficiente e menos ariscado para os pilotos utilizar o Super Tucano.