A Força Aérea e a Marinha dos EUA anunciaram que alguns de seus V-22 Osprey estavam liberados para voltar a voar em 20 de dezembro.
As aeronaves de rotores basculantes haviam sido aterradas novamente em 9 de dezembro após um incidente com um V-22 no Novo México em novembro.
Os tripulantes tiveram uma pane em um dos rotores, mas conseguiram pousar com segurança. O problema foi semelhante ao de um Osprey do Japão que se acidentou em 2023.
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Segundo o Comando de Sistemas Aero Naval (NAVAIR), os V-22 cujas caixas de engrenagens (PRGB) atendem ou excedem um limite de horas de voo poderão voltar ao serviço seguindo uma desobstrução provisória emitida em março.
Já as aeronaves que estão abaixo de um certo número de horas de voo continuarão aterradas até que os PRGBs sejam atualizados ou o limite seja atingido.
A situação incomum se explica pelo fato que as caixas de velocidades dos rotores do V-22 apresentam impurezas que causam rachaduras nas engrenagens, mas isso geralmente ocorre nos ciclos iniciais.
Após acumular um certo número de horas, os mecanismos ficam menos sujeitos a rachar.
“O V-22 desempenha um papel integral no suporte à defesa da nossa nação. Retornar esses ativos vitais ao voo é essencial para dar suporte aos interesses da nossa nação”, disse a NAVAIR.
Única aeronave tilt-rotor em operação no mundo, o Osprey tem sofrido com inúmeros acidentes em sua carreira. Fabricado pela Bell e a Boeing, o V-22 opera não apenas na Força Aérea e na Marinha como também com os Fuzileiros Navais dos EUA e o Japão.