A Força Aérea Italiana revelou em 12 de setembro o primeiro jato M-346 AJT que será usado pela Frecce Tricolori, seu famoso esquadrão acrobático.
A aeronave da Leonardo substituirá os jatos MB-339 que estão em serviço há mais de 40 anos.
O M-346 foi apresentado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Italiana, General Luca Gorett, e pelo Ministro da Defesa, Guido Crosetto, na Base Aérea de Istrana.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Frecce Tricolori acaba de retornar de um longo tour que durou quase três meses e teve 26 apresentações na América do Norte.
A responsabilidade de desenhar a nova pintura do M-346 de acrobacia coube ao renomado estúdio Pininfarina, mais conhecido pelos projetos de automóveis mas que também atua em outras áreas como arquitetura.
A esqudrilha italiana adotou o MB-339, uma evolução do MB-326 (nosso Xavante), em 1982 e desde então percorreu vários locais no mundo com suas empolgantes apresentações.
Criada em 1961, a esquadrilha de demonstrações aéreas acabou sofrendo um dos mais graves acidentes em shows aéreos na história.
Em 28 de agosto de 1988 durante uma apresentação na Base Aérea de Raimstein, na Alemanha, três MB-339 colidiram em voo e caíram sobre o público.
Além dos três pilotos, 67 espectadores morreram no solo e 346 pessoas ficaram feridas. O acidente motivou a mudança na forma como os shows aéreos passaram a ser realizados, com as aeronaves realizando manobras aéreas mais distantes da plateia.