Escola de pilotos da Embraer, a Embraer Academy, em São José dos Campos (SP), recebeu nesta semana o primeiro grupo de aviadores da Força Aérea Portuguesa (FAP) que passarão por treinamentos para voar na aeronave multimissão KC-390 Millennium.
Em post no Twitter, a fabricante celebrou a chegada dos pilotos portugueses ao Brasil. “A Embraer está honrada em receber a 1ª turma de treinamento do KC-390 Millennium da FAP. Os procedimentos serão realizados na Embraer Academy, no Brasil, com foco em pilotos, operadores de carga e técnicos de manutenção.”
Parceiro estratégico do programa C-390 da Embraer, Portugal será o primeiro cliente estrangeiro da aeronave militar fabricada no Brasil. Ao todo, a FAP encomendou cinco aparelhos na versão KC-390 (equipada para voos de reabastecimento aéreo). A entrega do primeiro avião será neste ano.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
#Embraer is glad to receive the 1st @fap_emfa’s team to be trained to operate the #KC390 #Millennium. The procedures will be held at Embraer Academy in Brazil focusing on pilots, loadmasters and technicians. #EmbraerStories #HightTech #VeryHuman pic.twitter.com/luLLqNO5C4
— Embraer (@embraer) April 4, 2023
O primeiro KC-390 destinado à FAP está em Portugal há quase um mês, embora ainda não tenha sido integrado à frota do país. A aeronave esteve presente no “Users Group C-390”, encontro de operadores da aeronave da Embraer, realizada em Beja, na semana passada.
Atualmente, o aparelho passa pelo processo de certificação com a autoridade de aviação portuguesa e integração de equipamentos específicos da OTAN – já que Portugal é um dos membros da organização militar.