O aumento de incidentes com passageiros indisciplinados não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Casos de viajantes que se comportam mal em voos também estão em alta nos Estados Unidos. Para alertar sobre essa situação, a Autoridade Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) do país a divulgou um vídeo assertivo sobre esses casos com o título “Dumb ways to fly”, que em português brasileiro pode ser traduzido como “Formas burras de voar”.
O clipe postado no perfil da FAA no Twitter mostra ocasiões em que passageiros indisciplinados criam confusões a bordo de aviões ao som de uma música melódica em que o vocalista canta o verso Dumbways to fly. Na sequência das imagens de agressões, o vídeo termina com cenas de indivíduos perturbadores (alguns algemados ou até inteiramente amarrados) sendo retirados das aeronaves por agentes de segurança.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O verso mencionado na melodia da FAA é uma referência a música “Dumbways to die” (Formas burras de morrer), que vem de uma campanha publicitária do serviço ferroviário de Melbourne, na Austrália, que alertava sobre o risco mortal de acidentes no sistema decorrentes de comportamentos “burros” dos usuários.
Bad behavior is just dumb! You can be fined up to $37K per violation and be referred to the @FBI for criminal prosecution. You can’t afford it. https://t.co/zcyJ87Smgd #FlySmart pic.twitter.com/lImW3wjSBk
— The FAA ✈️ (@FAANews) June 26, 2023
A despeito da abordagem debochada, a mensagem da FAA é séria e alerta aos passageiros indisciplinados que suas ações podem ter consequências jurídicas. Nos EUA, esses casos, sobretudo os mais graves, podem ser denunciados ao FBI.
“Se você agir mal em um avião, deve ficar em casa porque iremos atrás de você com sérias consequências”, disse o administrador interino da FAA, Billy Nolen, ex-piloto de linha aérea comercial, em artigo publicado no website oficial da agência em abril deste ano. “Temos tolerância zero para comportamentos indisciplinados.”
“O FBI continuará trabalhando com nossos parceiros da FAA para garantir a segurança de todos os passageiros e combater a violência a bordo de voos comerciais”, disse o diretor assistente do FBI, Luis Quesada, da Divisão de Investigação Criminal. “Continuamos comprometidos em investigar todos os incidentes que se enquadram na jurisdição do FBI a bordo de voos comerciais.”
Até abril deste ano, a FAA encaminhou mais de 250 dos casos mais graves de passageiros indisciplinados ao FBI desde o final de 2021. Apesar do novo alerta, a agência fiz que a taxa desses incidentesa caiu mais de 80% desde os recordes no início de 2021, mas o comportamento inaceitável continua a ocorrer.
Nos EUA, passageiros indisciplinados podem ser incluídos na chamada “no fly list”, que barra a entrada desses indivíduos em aviões por um período determinado ou de forma permanente. Fora isso, esses sujeitos ainda podem ser multados em até US$ 37.000.