Em 29 de dezembro de 2022, a Dassault Aviation entregou um caça Rafale à agência de compras de defesa da França. A informação, no entanto, foi divulgada pela fabricante somente nesta terça-feira (10). O evento marcou a retomada das entregas do caça à instituição francesa após uma interrupção de quatro anos.
O Rafale recém-entregue é destinado à Força Aérea e Espacial Francesa. A unidade faz parte do pedido “tranche 4” para 60 aeronaves concedido à Dassault em 2009. Essa encomenda contempla outros 27 caças do tipo que ainda serão entregues. A França também ordenou a compra de outros 12 jatos de combate em 2021 para compensar o mesmo número de aeronaves vendidas para a Grécia, que adquiriu um lote de aviões usados.
Em comunicado, a Dassault esclarece que as entregas do Rafale para a França foram interrompidas “por razões orçamentárias”. Desta forma, a linha de produção passou os últimos quatro anos dedicada aos pedidos de exportação. E não foram poucos.
Nos quatro últimos anos, o Rafale foi exportado para a Índia, Catar e Egito, além Grécia. Nesse período, a Dassault também recebeu pedidos da Croácia, Indonésia e Emirados Árabes Unidos. Recentemente, o caça francês foi pré-selecionado pela força aérea da Colômbia, mas o acordo não avançou.
As forças armadas da França têm atualmente cerca de 150 caças Rafale em serviço, sendo em torno de 100 aeronaves com a força aérea e a marinha tem outros 50 modelos na versão Rafale N, de uso embarcado em porta-aviões.