A Frontier Airlines se juntou à JetBlue e a Spirit Airlines na decisão de postergar entregas de jatos da família A320neo em virtude de custos crescentes e demanda menos forte do que a prevista.
Em divulgação dos resultados do 2º trimestre, a empresa aérea de baixo custo sediada em Denver, nos EUA, revelou que 54 aeronaves previstas para serem entregues entre 2025 e 2028 foram postergadas para 2029 em diante.
Somente em 2025 e 2026 a Frontier receberá 42 jatos a menos do que o planejado anteriormente. Em 2029, no entanto, a empresa aérea ampliou as entregas de 22 para 36 aeronaves e as 40 restantes nos anos seguintes.
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A Frontier também revelou que não vai encomendar o A321XLR, variante de ultra longo alcance do jato de fuselagem estreita. Em junho, a companhia aérea confirmou à Airbus que os 18 pedidos opcionais serão convertidos em outras aeronaves.
Com uma frota de 150 aviões Airbus dos quais 142 são da família A320neo, a Frontier fez uma opção por equipá-los com dois tipo de motores, o Leap-1A nos A320neo e o PW1133G-JM no A321neo.
O turbofan da Pratt & Whitney tem sido pivô de um grande recall por um defeito na fabricação de algumas peças que obrigam as aeronaves a ficarem paradas à espera de correção.
A JetBlue e a Spirit citaram o problema como um dos motivos para adiar as entregas já que não podem se dar ao luxo de manter aviões novos sem voar por muito tempo.
Se frustra receita para a Airbus, a planemaker ao menos ganhou um alívio na fila de espera por jatos A320neo, que tinham um livro de pedidos com mais de 7.000 aeronaves pendentes de entrega até julho.