A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) colocou em serviço no sábado, 24, seu quarto Airbus A320 e deve chegar ao final de julho com cinco aeronaves do modelo em operação.
O A320 de número 4 tem o simbólico prefixo de PS-ITA e estreou na rota entre o Galeão e Confins. A ele se juntará o PS-TCS, fechando a primeira etapa de expansão da companhia aérea estreante.
Outros cinco A320 serão incorporados até o final de agosto, todos confugurados com apenas 162 assentos, ou 18 a menos que a capacidade máxima da aeronave.
A ITA pretende ter uma malha aérea com 35 destinos até junho de 2022, o que significa na prática atender o equivalente a 80% do número de aeroportos para os quais a LATAM voa, por exemplo (não necessariamente os mesmos destinos).
No entanto, será preciso reforçar sua frota para que os passageiros possam dispor de alternativas de horários de voos suficiente para torná-la atraente comparada às suas concorrentes.
Sidnei Piva, CEO do grupo Itapemirim, já compartilhou o objetivo de chegar a 50 aeronaves num futuro breve. Certamente é um números de jatos mais condizente com as ambições da nova companhia aérea, que aposta numa proposta de preços baixos com conforto e serviço de bordo inclusos no bilhete.
Ainda assim, a ITA ainda estará longe do tamanha de suas rivais. Gol, LATAM e Azul possuem frotas mais robustas e que incluem jatos widebodies no caso das duas últimas.
Enquanto a LATAM possui 149 aeronaves atualmente, contando seis A350-900 desativados, a Gol soma 127 Boeing 737, incluindo 11 modelos 737 MAX. Já a Azul opera cerca de 120 jatos, metade deles da Embraer, além de 13 widebodies e a maior frota de A320neo do país – a empresa tem ainda 33 turboélices ATR 72.
Por falar em jatos de dois corredores, essa é outra ambição de Piva, que pretende oferecer aos seus clientes voos transatlânticos num cenário não tão distante.