Frota de Boeing 737 MAX da Gol chega a 50 aviões

Companhia aérea, que está em restruturação financeira, tem visto seu plano de modernização frustrado em meio aos atrasos da Boeing
O PS-GOL, 50º 737 MAX 8 da Gol
O PS-GOL, 50º 737 MAX 8 da Gol

A Gol Linhas Aéreas celebrou a entrega do 50º Boeing 737 MAX à sua frota nesta semana e que recebeu a simbólica matrícula PS-GOL.

A companhia aérea de baixo custo brasileira, fundada em 2006, tem sido uma operadora exclusiva do 737 por quase toda sua história. Atualmente há 134 jatos na sua frota, incluindo também 72 737-800 e 12 737-700.

A despeito do número elevado de aeronaves 737 MAX 8, a Gol planejava contar com mais desses jatos à essa altura. No ano passado, a empresa aérea esperava ter chegado a 53 aeronaves do tipo, mas os seguidos problemas da Boeing acabaram frustrando a meta.

Em dezembro passado, havia 44 737 MAX entregues, ou seja, nove a menos do que o planejado.

Aeronave foi entregue em 10 de dezembro
Aeronave foi entregue em 10 de dezembro

Em 2024, a situação não foi melhor. Após dar entrada no Capítulo 11, do Tribunal de Falências de Nova York (EUA), a Gol teve que renegociar os contratos de leasing de suas aeronaves enquanto a Boeing via a linha de montagem do 737 ser afetada frequentemente por problemas.

No fim, foram entregues seis 737 MAX 8 até aqui neste ano, ainda distante da frota de 737 NG, que são menos eficientes.

Plano para sair da concordata

A Gol recebeu seu primeiro 737 MAX em 2018 e na época fechou um novo pedido de 45 aeronaves incluía a variante 737 MAX 10. Ao todo, o plano era chegar a 135 aviões da nova família em 2028, quando os NG seriam definitivamente aposentados.

Antes do anúncio de restruturação financeira, a transportadora havia refeito seu cronograma e previa que teria ativos 32 737 NG em 2028.

O primeiro Boeing 737 MAX da Gol durante sua apresentação em 2018
O primeiro Boeing 737 MAX da Gol durante sua apresentação em 2018 (Boeing)

O aterramento da aeronave a partir de março de 2019 prejudicou sensivelmente suas finanças, junto com a pandemia no ano seguinte. Se em 2018 foram entregues seis 737 MAX, no ano seguinte apenas uma aeronave chegou à empresa aérea antes que o Boeing fosse proibido de voar.

Com a liberação dos voos comerciais no final de 2020, a Gol empreendeu uma grande renovação na frota, com 14 737 MAX entregues em 2021 e outros 17 em 2022. No ano passado, foram apenas seis jatos.

Prestes a entregar seu plano inicial para deixar o Capítulo 11, a Gol certamente contará cada vez mais com o 737 MAX para otimizar sua operação.

 

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