O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) informou que os funcionários da Embraer entraram em greve nesta terça-feira (3) após rejeitarem a proposta de reajuste oferecida pela empresa.
Horas depois, no entanto, a paralisação foi suspensa. Segundo a entidade, a fabricante propôs uma reposição salarial de 4,06% enquanto os empregados pleiteiam aumento acima da inflação.
Além disso, o sindicato diz que a empresa pretende mudar o tempo de estabilidade no emprego para funcionários com doença ou acidente ocupacional. Na convenção de 2017, a Embraer aceitou conceder estabiliade até a aposentadoria para os afetados por esses problemas.
Agora a empresa quer limitar o afastamento para 21 meses em caso de doença ocupacional e 5 anos em afastamento por acidente.
O sindicato disse ainda que a paralisação afeta 100% da produção em São José dos Campos, onde são fabricadas as aeronaves comerciais da Embraer e trabalham cerca de 5 mil funcionários. A Embraer, no entanto, afirmou que “a unidade Ozires Silva, em São José dos Campos, opera normalmente, assim como as demais fábricas da empresa”.
A entidade anunciou que está enviando um ofício para o BNDES para pedir uma reunião com seu presidente, Aloisio Mercadante. E pede ainda que o banco bloqueie o financiamento para empresas que não enham convenção coletiva com sindicatos.
O BNDES acaba de conceder dois empréstimos para a venda de jatos comerciais.
“Já são seis anos que os salários não têm aumento real e direitos renovados. Esta é uma situação lamentável para uma empresa de aviação, que recebe dinheiro público e não respeita os direitos dos seus funcionários. A greve iniciada hoje mostra a total insatisfação dos trabalhadores com a empresa”, disse o diretor do sindicato, Herbert Claros.
Consultada, a Embraer afirmou que as negociações com o sindicato continuam, por meio da Fiesp, a federação das indústrias do estado.
“A Embraer, por liberalidade, já concedeu o reajuste salarial de 4,06% (que corresponde a 100% da inflação no período) aos colaboradores que recebem salários de até R$10 mil e um fixo de R$ 406,00 para remunerações acima desse valor, conforme proposta apresentada pela Fiesp, que representa as empresas do setor”, disse a empresa.