O Airbus A321XLR provou nesta terça-feira, 13, do que é capaz. A versão de ultra longo alcance da família A320neo realizou um voo emblemático pela Europa que durou 13 horas e 15 minutos.
O protótipo de registro F-WXLR, o primeiro a realizar um voo em junho, decolou de Toulouse, no sul da França, em direção à Irlanda, de lá fez uma curva à direita no sentido da Noruega e então seguiu para o sul, passando pela Alemanha, República Tcheca, Áustria e Itália até sobrevoar a Sicília. Na última etapa, passou pela ilha da Sardenha para então pousar na sede da Airbus.
The flight test that “says” it all!
Check out the cool flight path of the #A321XLR’s 13-hr and 15-min flight test earlier today! pic.twitter.com/5w2DSaJy1s— Airbus (@Airbus) December 13, 2022
No caminho, ainda houve tempo para desenhar as letras “XLR” sobre o litoral da França e assim fazer um “aceno” aos fãs que acompanham a aeronave nos sites de rastreamento de ADS-B.
Nas asas da LATAM
Lançado em junho de 2019, o A321XLR é uma aeronave única no mundo. Graças ao projeto mais moderno que o rival Boeing 737, a aeronave da Airbus pode comportar um tanque extra na fuselagem sem perder capacidade e assim proporcionar uma vantagem imbatível em matéria de autonomia.
São nada menos que 8.700 km de alcance, que permitirá que a aeronave assuma rotas hoje só possíveis pelos caros e pesados widebodies.
No Brasil, a LATAM é por enquanto a única cliente do modelo já que a Azul ainda não decidiu se contará com a versão em sua frota. A companhia aérea receberá seus primeiros A321XLR em 2025, por meio de leasing, mas também já confirmou pedidos firmes.
A Airbus espera entregar o primeiro A321XLR no segundo trimestre de 2024 após atrasos no desenvolvimento postergarem a data em um ano. A empresa ainda precisará cumprir requerimentos de segurança relacionados ao tanque de combustível localizado logo abaixo da cabine de passageiros, que foi solicitado pela FAA, dos EUA.
Acho que a Airbus não esperava tamanho sucesso deste modelo. É o produto certo no momento certo, após os últimos anos em que o mercado aeronáutico mudou de forma significativa. Parabéns à fabricante “francesa”!