Futuro caça da FAB, novo Gripen é apresentado na Suécia

Aeronave revelada pela SAAB ainda não tem os mesmos equipamentos da versão que vem para o Brasil, chamada de “Gripen NG”
O Gripen E, a versão sueca do NG, foi apresentado em maio deste ano, na Suécia (SAAB)
O Gripen E, a versão sueca do NG, foi apresentado em maio deste ano, na Suécia (SAAB)
O Gripen NG será incorporado a frota da FAB a partir de 2019 (SAAB)
O “nosso” caça: o Gripen NG será incorporado a frota da FAB a partir de 2019 (SAAB)

A SAAB revelou nesta quarta-feira (18), em Linköping, na Suécia, a nova geração do tão esperado caça Gripen. Chamado pela fabricante de “Gripen E”, o modelo apresentado possui a mesma base que será utilizada na versão escolhida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave da FAB terá equipamentos extras, alguns até mais avançados que os escolhidos para a série selecionada pela Força Aérea da Suécia.

“O Gripen E reúne todo o conhecimento que a Saab colheu nos últimos 70 anos desenvolvendo aeronaves. Não só isso, é um projeto com preço competitivo e muitas opções de personalização que podem se adequar às necessidades de qualquer força militar”, contou Ulf Nilsson, vice-presidente da SAAB, durante a apresentação do novo caça.

Segundo a programação atual e se não houver atrasos, a FAB deve começar a receber os primeiros Gripen a partir de 2019. Ao todo, a Aeronáutica encomendou 36 aeronaves ao custo de US$ 5,4 bilhões. Além dos caças, o contrato também inclui transferência de tecnologia para o Brasil e parte dos aparelhos serão construídos no Brasil, pela Embraer.

“A proposta apresentada pela Suécia, no processo seletivo FX-2, foi aquela que melhor consubstanciou a intenção primordial da Força Aérea Brasileira. Buscamos não apenas absorver tecnologia, mas sermos parceiros no desenvolvimento. Assim, a qualificação de recursos humanos altamente especializados, acompanhada pelo processo de transferência de conhecimento, proporcionará um novo impulso de desenvolvimento de nosso complexo científico-tecnológico, o que julgo que ser um dos mais importantes legados deixados por esse projeto promissor”, discursou o tenente-brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica Brasileira, durante a apresentação na sede da SAAB.

Evolução

O novo Gripen possui um motor mais potente e de menor consumo de combustível, além de evoluções nos comandos de voo computadorizados (fly-by-wire). O caça também ganhou um novo radar, capaz de acompanhar até 200 aeronaves simultaneamente, e sistemas de comunicação criptografados.

Pela primeira vez em 75 anos, a FAB terá um caça com tecnologias de última geração (SAAB)
Pela primeira vez em 75 anos, a FAB terá um caça com tecnologias de última geração (SAAB)

De acordo com o fabricante sueco, a aeronave poderá voar a mach 1 (velocidade do som – 1.234 km/h) sem a necessidade de usar pós-combustor (quando o motor atua como se fosse um foguete) e, com força total, será capaz de alcançar a velocidade máxima de 2.470 km/h.

Já o alcance do caça, comparado ao das versões anteriores, aumentou 50%, mesmo sem a necessidade de reabastecimento aéreo. Em configuração de combate (armado com quatro mísseis e levando dois tanques de combustível externos), a nova geração do Gripen tem autonomia de 1.800 km.

O sistemas embarcados no Gripen NG, como a Saab chama a nova geração do avião, vão permitir o uso de mísseis ar-ar (de interceptação aérea) e ar-terra de médio e longo alcance orientados por radar, bombas “inteligentes” guiadas a laser, além de uma série de outros recursos, como sensores infra-vermelho de busca e equipamentos de guerra eletrônica, como perturbadores de radares e rádios.

As primeiras unidades do Gripen NG chegam ao Brasil a partir de 2019 (SAAB)
As primeiras unidades do Gripen NG chegam ao Brasil a partir de 2019 (SAAB)

O Gripen NG da FAB

O pacote de tecnologias para o Gripen NG escolhido pelo Brasil o torna mais avançado que a série selecionada pelos suecos. Além dos tanques de combustível internos de maior capacidade, o que exigiu a instalação de um trem de pouso mais robusto, o caça da FAB ainda terá um dos painéis de controle mais impressionantes da aviação militar.

Em vez de três telas digitais separadas, como é a versão do Gripen E configurada pelos suecos, o modelo da FAB contará com um painel panorâmico WAD (Wide Area Display), que reunirá todas as informações em apenas uma tela.

Atualmente, somente o caça norte-americano F-35 possui o display panorâmico (Divulgação)
Atualmente, somente o caça norte-americano F-35 possui o display panorâmico (Divulgação)

O Gripen “brasileiro” ainda terá um novo sistema de comunicação com dois rádios e sistema de encriptação, equipamentos de interceptação e destruição de mensagens, sensores infravermelho de busca e salvamento, além de ligação por datalink, recurso que permitirá ao caça “conversar” por meio de sinais eletrônicos com outros aviões e torres de controles.

Clique para ampliar (Infográfico - FAB)
Clique na imagem para ampliar (Infográfico – FAB)

E tem mais: o Gripen da FAB será equipado com recursos para minimizar a “assinatura radar” do avião, o que dificulta sua identificação e localização (na eventualidade de um combate), e o “Helmet Mounted”, um óculos acoplado ao capacete do piloto que funciona como uma espécie de monitor de ataque e reconhecimento de alvos.

Pela primeira vez em 75 anos de existência, a FAB terá uma aeronave de superioridade aérea avançada de acordo com a tecnologia de seu tempo. Em termos de capacidade de combate e alcance operacional, o Gripen NG pode cumprir a mesma tarefa de quatro caças F-5 Tiger, atualmente a principal e mais rápida aeronave militar a serviço no Brasil.

Veja mais: Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

Total
1
Shares
60 comments
  1. E ainda falam que o governo do PT era anti forças armadas.. Kkkk… Mas nada como um temer presidente e serra no itamaraty para voltarmos a abaixar as calças aos estados unidos.. Viva a hipocrisia da velha guarda política do país!!!

  2. Tanta gente passando fome e os caras gastando nosso dinheiro com estes caças que acho que ninguém será apto para pilota-los.

  3. Uma correção, a velocidade do som é igual a 340 m/s(metros por segundo) (ou 765 mph = 1.224 km/h) que representa Mach 1. Assim, se um corpo atingiu 2 vezes a velocidade do som que é de 340 m/s, então este corpo atingiu a velocidade Mach 2 ou 2x340m/s = 680 m/s = 2.448 km/h (1.530 milhas/h).

    Portando, com força total, o Gripen NG será capaz de alcançar a velocidade máxima de 2.448 km/h e não 2.470 km/h como informado na reportagem.

  4. 36 aviões = US 5,4 bi = US 150 milhões cada, a China comprou agora da Rússia, 24 caças SU 35 última geração, por US 83 milhões cada um, quase metade do preço desse aviãozinho ai, será que houve propinoduto avionico na república das bananas ?

  5. São caças fantásticos, só lamento que foram comprados para uma entrega tão distante. Pode ser que de repente precisemos de um bom caça, e o que faremos? Tendo em vista os caças da Venezuela são muito superiores que os nossos F5!

  6. Esse painel é a coisa mais tosca que eu já vi. Os chineses que estão fazendo isso; Painel led em avião supersônico é o fim da picada, bota um tablet da samsung então com TV pra ficar mais amador logo.

  7. Com o rombo que o governo enfrenta, porque um gasto deste tamanho é permitido, sou leigo no assunto e gostaria de que alguém com conhecimento explicasse melhor isto.

  8. Sem querer ser chato e do contra, mas já sendo, a hora que o caça chegar já vai estar desatualizado, é muita demora.

  9. Estamos com medo da Venezuela, Bolivia, Equador, El Salvador e Cuba….eles podem mandar seus temiveis exercitos para o Brasil, que nao consegue nem manter a forca de paz no HAITI, por falta de bolachas e agua…….ha ha ha ha. Agora serio, queria ver estes comunas trabalhando de verdade e nao so mandando…..ja pensou o chico buarque comendo arroz e feija e ovo, andando de busao……seria maravilhoso…

  10. Nico, você está errado e tem pouco conhecimento sobre a velocidade do som e de conversão de valores. Podia passar sem essa, até porque sua “correção” não passaria de um arredondamento que em nada contribui para a matéria.

    Quanto ao comentário sobre o valor dos caças, a comparação sobre a “compra” de outros países não é válida pois o Brasil não comprou “caças”, mas sim os aparelhos e a transferência de tecnologia para que sejam fabricados aqui (e trazer conhecimento para fomento da indústria nacional). Propriedade intelectual não é grátis. Os caças suecos eram a opção mais barata. Memória fraca? Pesquise rapidamente sobre a compra.

    Sobre não termos pilotos qualificados, só posso dizer que é um baita egocentrismo achar que só porque VOCÊ não sabe fazer algo ninguém mais vai saber……..

    No mais só o mesmo de sempre, pouca informação, muito sabichão e comentários negativos e críticas vazias envolvendo política…

    Abraços

  11. É importante lembrar que o contrato FX2, cujo vencedor foi o Gripen, é uma compra não apenas de aviões prontos, o que sairia bem mais em conta, mas também de tecnologia e da transferência desta e co participação no projeto desenvolvido, visto que o modelo E apresentado ainda está aquém do NG brasileiro. Se vc comprar aeronaves com código e fechado usará apenas armas de um fornecedor e ele pode anulá-las eletronicamente, como foram desarmados a maioria dos exocet argentinos nas Falklands

  12. No dia que a Bolívia tomou a Usina de gás ninguém fez nada e ficou quietinho! queria ver se eles fariam isso com os EUA!
    O problema é que se é pra se armar que se arme de verdade e não pra durar 2 horas de guerra! pegue o dinheiro e gaste com coisas úteis por exemplo Educação!

  13. boa noite a todos,
    gripen “NG” era o projeto, gripen E é o nome que ele recebe do fabricante para identificar a sua classe (ou modelo)
    no brasil ainda não sabemos como será chamado.
    Ivo.

  14. Sinceramente ai começou a discórdia dos Estados Unidos com o Brasil que envolveu até a maçonaria no processo de Afastamento da Presidente ………..Os estados Unidos não queria vender coma tecnologia …………O Brasil Optou por Outro ….logo após teve um grampo telefonico etc etc etc ……O medo Faz coisas Nas quais expõe uma Nação inteira ao ridículo !!!!!!!!!

  15. Soneca, por favor volte a dormir.

    Com certeza os avioes russos sao os mais baratos do mundo e tambem de excelente qualidade.

    Se rolou propina com os suecos, imagina o que nao iria rolar com os russos, que cuja cultura é mais corrupta que a nossa.

    A escolha pelo os modelos Suecos tem a ver com a tranferencia de tecnologia. Assim a nossa querida EMBRAER vai ter futuramente condicoes de construir seus proprios caças, o que já vale a pena o investimento. E se rolou propina o Moro papao vai pegar o ladrao e colocar na prisao. rsrs

  16. Jefferson, o governo do PT, que você parece idolatrar, abaixava as calças pra Bolivia, Venezuela, Cuba e outros párias do mundinho “bolivariano”. Portanto, se o Brasil realmente baixar as calças para os EUA, já será uma boa e grande evolução.

  17. Como sempre um bando de boçais alienados e em desconformidade com a realidade….
    Incrível aquisição pela FAB, só o Raptor 22 pode “eventualmente” superá-lo ( pois utiliza a tecnologia STEALTH ).
    Eu votei no PT pela ideologia e pelas conquistas incríveis do POVO brasileiro, o que lamento foi deixarem a imprensa monopolizada e se permitirem manter na promiscuidade vigente/latente e obrigatória desse sistema político brasileiro. Se pensar que os mais carentes evoluíram infinitas vezes em apenas/somente 13 anos e com tanta coisa errada ainda ocorrendo, afirmo que com o conserto do jeito de fazer política e com uma justiça que funcione para todos ( O cheirador comedor de prostituta preso/ os MILIONÁRIOS do DEM-PSDB-PP tudo com processos e offshores e nada de julgamentos e o retorno dos valores subtraídos dos escândalos do Marka & FontSindan + Banestado entre outros devidamente punidos .. a máquina brasuca seria imbatível.
    Vergonha da GLOBO/ABRIL e lixos satélites, que como milagre conseguem fazer a cabeça da massa, os verdadeiros “Bovinos” como um de seus ídolos ( patético, anencéfalo e preconceituoso ) Diogo Mainardi trata o norte e nordeste brasileiro, sou de São Paulo e vivo hoje num estado dominado pelo PCC, acham que a criminalidade caiu pela eficiência da polícia / governo, pergunte a qualquer jovem de periferia e ele te responderá, como eu, o que ocorre .. enfim ….
    Parabéns a FAB e ao BRASIL (PT) que realizaram essa compra e equiparação militar com os mais poderosos. Eu acredito no Brasil e sei que no final esses golpistas safados vão pagar muito caro e o POVO vai vencer, é inevitável.
    P.S: A Fab podia testar este caça pra valer, realizando a primeira missão no congresso nacional e no Palácio dos Bandeirantes, perderíamos valores inestimáveis, mas eliminaríamos 95% do câncer e cólera que arrasam este País !!!!!

  18. Não saberemos se houve ou não ” maracutaias ” pois essa compra através de concorrência ( concorriam EUA, Suécia e França…) demorou mais de 10 anos, sendo vencida pela Suécia…ESPERO QUE PELO MENOS FORNEÇAM TODO O SUPORTE NECESSÁRIO, POR CONTA DOS CONTRATOS CELEBRADOS O QUE, NO CASO DOS OUTROS PAÍSES , NÃO PREVIAM ESSA CLÁUSULA DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A FORÇA AÉREA BRASILEIRA…PILOTOS, TEMOS OS MELHORES DO MUNDO, APESAR DE LEIGOS DAREM SEUS PITACOS…

  19. Aos que comentam sem conhecimento, o tempo para entrega longo é comum para este tipo de avioes. Não é um produto de prateleira nas Casas Bahia, são caças fabricados sob encomenda com compras bilionárias.
    Achar que até lá estará defasado é mais um sinal de não entender dessa área, esse tipo de nave não é um Windows que sofre remendo todo mês, são aviões que serão padrão por décadas. E é superior ao avião chinês, fora que há no preço o treinamento e transferência de tecnologia e o valor foi elogiado até nos outros países.
    Ele é um dos melhores caças de guerra atual, foi uma boa compra, independente do partido.

  20. Que o Senhor Deus,nos proteja,para que, nunca essas armas sejam usadas.nos não precisamos disso, precisamos sim de trabalho,dinheiro para comprar o pão para nossos filhos e paz interna,como sempre tivemos,queremos viver honestamente,ganhando o pão de cada dia,com a certeza de chagar em casa no final do dia ver o sorriso dos nossos familiares.

  21. Realmente nossos governantes fazem tanta “burrada”, que quando acertam em alguma escolha fica difícil de reconhecer, mas analisando a fundo esta escolha parece ter sido boa. Com relação ao preço destes aviões é bom lembrar que ele engloba a transferência de tecnologia, opção que nem americanos, nem russos e nem mesmo os franceses ofereceram de forma satisfatória ao Brasil. Da última vez que algo mais ou menos similar ocorreu foi com o desenvolvimento do caça AMX, sendo que o Brasil recebeu tecnologias que hoje aplica nos aviões produzidos pela Embraer, produção nacional que gera empregos, desenvolve nossa indústria e gera muitos recursos para o país.

  22. E se a eletrônica falhar? Ou for invadida?
    Dá para voar no manual? Perigoso isso…

  23. Coisa ridícula o caça brasileiro ter esse WAD. Nem os Suecos utilizam o equipamento por considerarem pouco seguro (se o WAD falha, o piloto fica sem leitura nenhuma). Esse pacote extra de equipamentos custou aos cofres públicos, cerca de US$ 1 bi (R$ 3,6bi) – imaginem quantos hospitais não seriam construidos em um país em que a saúde beira a calamidade pública.

    Alguma dúvida que boa parte desses US$ 5,4bi (quase R$ 20bi!!!) vai parar no bolso de caciques políticos e militares envolvidos na negociação?

  24. Um avião com boa descrição de suas qualidades. A SAAB tem tradição no setor. A transferência de tecnologia, uma vantagem. A autonomia melhorou, mas acho ainda limitada, para um pais como o Brasil, desde que não fiquem concentrados apenas em uma região. Tem de distribuir, alem da capital federal, também no Norte/Nordeste. E sobre o histórico em combate dos aparelhos desta fabrica, desconheço. O Brasil ainda vai aguardar 3 anos dependendo do valente, mas já limitado F5. Ele começou a carreira na FAB quando em terra rodavam Opalas e Fuscas. Depois vieram versões mais novas e que também foram posteriormente atualizadas. Hoje a proteção dos céus da Patria depende do F-5.

  25. O Brasil precisa sim investir e modernizar as Forças Armadas.
    Atualmente os caças do Brasil são Mirage 2000 (aposentado em 2013) e os F-5 Tiger versão atualizada (mesmo assim muito ultrapassados. Na licitação estavam: 1) F-18 Hornet (bom, mas deu lugar para o F-35 ) muito caro e não haveria transferência de tecnologia. 2) Dassault Rafale, caça frances testado em guerra, bom e moderno mas ainda não vendido pra nenhuma nação além da França, e muito caro também. 3) Gripen NG, o melhor custo benefício, a versão NG foi desenvolvida para o Brasil e haverá transferência total de tecnologia.
    Esse é apenas um começo de uma nova era para as forças armadas do Brasil que é a 2ª melhor da America.

  26. O pessoal fala do dinheiro que foi gasto no programa, 5.4 bilhões é muito dinheiro sim, mas eles já estão pagos a muito tempo, bem antes da copa, fica a dica pra quem não sabe. E não podemos esquecer que agora nos temos a tecnologia deles, se quisermos fazer um caça 100% nosso agora podemos, e tem gente falando que a tela ficou tosca, 1 monitor apenas é muito melhor pois tem um ganho de espaço considerável com relação a 3, o caça iria perder muito espaço no cockpit com as divisões entre os monitores. E sim, temos capacidade para o operar os caças pois os suecos treinaram nossos pilotos e o caça é muito fácil de mecher, tudo na mão para o piloto, arrisco dizer que é mais fácil de manusear que o F-5.

  27. O PT era anti Brasil. Vale lembrar que o PT adiou este programa por uma decada e meia, sendo o processo todo conturbado.

  28. Um caça de superioridade aérea é importante para qualquer país. Especialmente no caso do Brasil, com enorme território e importância mundial.
    Há países bem menores muito mais bem armados.
    Grécia, Suíça, Holanda, Paquistão.
    Grande parte do orçamento da defesa (70 bi) é com pessoal
    Deveríamos ter menos pessoal e melhores equipamentos.
    FHC ia comprar caças. Mas deixou para Lula resolver. Lula enrolou, empurrou com a barriga.
    Dilma idem. Em 2013, resolveu comprar. Para começar a pagar em 2024.
    Muito bonzinho o PT…
    Estamos de F5…
    Caças com 40 anos de uso…

  29. Lamentável. Quando chegarem estarão desatualizados tecnologicamente, salvo cláusula que garanta a atualização. Outro problema é a manutenção… ~’e praxe estarem os equipamentos apodrecendo nos pátios e hangares por falta de dinheiro para comprar peças para manutenção e, ainda, por falta de grana para o combustível. Vivemos e viveremos sempre contrastes decorrentes de nossa péssima qualidade como povo (ninguém vai para rua cobrar respeito à coisa pública e por um planejamento sério para o País crescer. Perdemos décadas e décadas vendo o mesmo filme e admitindo as mesmas pessoas ruins e seus descendentes no poder).

  30. Nessa área de caças, o Brasil está e ficará bem inferiorizado em relação a outros países como Chile, Peru e Argentina. O Gripen é um cacinha, com pouca autonomia para operar em um país grande como o Brasil. É bem inferior ao SUKHOI SU35, ao Lockheed F22, ao MIG35, ao Rafalle, etc.
    Em defesa não se compra o mais barato, SEMPRE SE COMPRA O MELHOR!
    Será que ocorreu propina para o governo PT escolher o pior entre todos os 5 modelos que estavam sendo considerados?

  31. A título de informação, vão aí algumas respostas a alguns dos comentários: 1) a maior parte dos caças será fabricada no Brasil. Cada avião desses gera milhares de empregos de qualificação tanto na linha de montagem, quanto na centena de fornecedores. 2) o avião custa mais caro justamente porque envolve transferência de tecnologia. 3) como investimento em tecnologia, vale muito a pena. Foi com projetos assim que a Embraer tornou-se o que é hoje. 4) pelas informações que chegam da imprensa, o projeto segue normalmente é os pilotos brasileiros já estão na Suécia em treinamento .

  32. O programa FX começou antes do governo do PT e não foi aprovado por FHC, mesmo ciente da situação de sucateamento da frota de F5, A1 (AMX) e Mirage. O processo de avaliação é feito por uma comissão multidisciplinar da FAB (incluindo obviamente pilotos militares), que aponta os pontos positivos e negativos de cada modelo de avião e de cada proposta (técnica , tecnológica , dependência do fornecedor no longo prazo, capacidade de abastecimento de peças para manutenção etc). A decisão é politica e é, também, sujeita a pressões comerciais não reveladas ao público (Estados Unidos e França, por exemplo, ameaçando embargos se levar o contrato). A solução pode não ser perfeita, mas substitui sucata por avião de nova geração. Ninguém terá avião de última geração americano (mercado protegido pelas leis locais daquele país). Avião russo não tem suporte de peças ( vai parar mais cedo ou mais tarde). Os pilotos brasileiros são tão bons quanto os melhores do mundo, comprovado em exercícios de combate conjuntos. Renovar equipamentos significa, também, dar mensagem para a vizinhança que “nem pensar” em querer atravessar o muro.

  33. Melhores pilotos do mundo, mas temos restrição de vôos para poupar combustível e horas de vôo, para alongar a vida útil. Os nossos pilotos são melhores só porque nasceram aqui? E nunca viram combate?

    Ah tá.

    Isso não é amor à pátria. É imbecilidade. Amar a pátria é saber a real, manter o que é bom e trabalhar, estudar, brigar para melhorar o que é ruim.

    Por sermos brasileiros não somos melhores ou piores que ninguém.

  34. Justamente por isso que tinha de ter na presidência um cara da opinião de Eneas que se tivesse sido eleito mandava fabricar a bomba atômica mas ai disseram que ele era doido, sendo que os EUA quer desarmar o mundo pra só eles mandarem e o Brasileiro só tem o pé do ouvido pra levar tapa.

  35. GRIPEN NG…foi a melhor escolha 80% das peças serão produzidos no BRASIL..após a entrega das 36 unidades em 2023. o Brasil vai fabricar aqui os outros… a FAB PRECISA DE 106…então vai gerar empregos de alta tecnologia …e em casos de conflitos…não dependemos de ninguem…para reposição de peças…Obs…as Turbinas do GRIPEN e fabricado pela GE o mesmo dos F-5…bastante confiável….e o o alcance 1.800 km sem abastecimento é maior de o SU 30 da Vanezuela que é de 1.500 km.

  36. Alguns prós e outros contras, interessante!
    Vamos pensar acima de tudo que somos uma nação única, mais elogios e sem contrariedades. porque é o que fazem os Americanos, a meritocracia.
    Vocês haverão em concordar que não dá mais para sermos retrógrados em termos de tecnologia, ou seja: estamos numa era em que não dá mais para nos locomovermos de carroça puxada a boi ou a cavalo entre distâncias de 100 Km por ex, não dá para imaginarmos o mundo sem celular e etc…
    Então nada mais justo que adquirirmos um caça de última geração.
    Aprendi com meu irmão que foi Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira em Pirassununga SP (chegou a fazer solo), que :
    – A defesa da nossa nação acima de tudo, é lutar e morrer por nós brasileiros, que muitas vezes não damos valor.
    aprendam esta frase que usam sempre:
    “O PREÇO DA PAZ , É A CONSTANTE VIGILÂNCIA”
    Como vocês acham que temos paz por terras e fronteiras brasileiras, lógico que através das forças armadas.
    Desarmem essas forças, deixem-a sucateadas, sem aparelhos modernos para verem o que acontece…
    Provavelmente o lado oposto se armará até os dentes para invadir o que é seu!
    Eu entendo e mesmo sabendo que temos irmãos de pátria passando por dificuldades e necessidades básicas primárias, não podemos deixar que tantas conquistas de nosso povo brasileiro, possam escorrer e esvair a um estado primitivo.
    Enfim, sou a favor desses caças e devemos nos munir cada vez mais e mais da tecnologia, sem esquecermos que ela vem em benefício do ser humano.

  37. Ola Srs, gostaria de poder participar de tão holl de debates sobre este assunto de extrema importancia; E alguns posicionamentos e duvidas a mim surgiram e gostaria de pauta-las e debate-lassendo:
    1) Quanto aos altos valores em função da tranferencia de tecnologia, pergunto: E o projeto AMX, que fim levou? Seria necessario um novo projeot, não poderia ser incorado ao já existente?
    2)Qual é a geraçaodo Gripen Ng (é de 5ª Geração)
    3) Ele é Furtivo ?
    4) Os MIG-29 Upgrade custam cerca de USD 24K.
    Obrigado pela oportunidade e fico no aguardo. AT+

  38. Tem que ser muito desinformado ou muito mal intencionado para creditar ao desgoverno do PT a aquisição do Gripen. Lembrem-se que o Molusco chegou a anunciar a compra dos Rafale. Porém, após levar uma bola nas costas do Sarcozi, optou por não optar e deixar tudo nas mãos da Dilmanta, sua sucessora (desgraçadamente para os brasileiros de bem). A Dilmanta, por sua vez, decidiu pelos F-18 americanos. Veio o escândalo das escutas telefônicas e ela cancelou a escolha dos F-18, a visita aos EUA e optou pelo Gripen, para surpresa até mesmo da SAAB. Foi a escolha ceta pelos motivos errados, como tinha que ser em se tratando da quadrilha petista.

  39. Sou sim a favor da compra dessas aeronaves, porque não?
    Nossa defesa Aérea, está precisando, (MIRAGE), bom Avião
    o GRIPEN melhor ainda. Isto mostra que o Brasil tem interesse em mudança. Coisas ruins fica pra trás;;;;
    coisas boas na frente, é isso aí Brasil. Tiro o chapéu.

  40. Prezados “cumpanheros”, parece que temos a necessidade de copiar alguma ideologia. Vamos lá o pragmatismo é mais eficiente que o bolivarianismo praguejante. Produtividade maior por causa da educação melhor, gera mais riqueza que qualquer programa social.
    A birra com o que é eficente, produtivo e pragmático nos mantém no atraso. Os petralhas assumiram o poder com o discurso da ética, da moralidade e na prática fizeram pior que a elite. Nunca na história desse país roubaram tanto. E as conquistas sociais estão virando fumaça por causa da inflação e do desemprego.
    Quanto ao avião é o melhor que já tivemos. A tecnologia que virá junto, melhorará a produtividade e a educação dos envolvidos no processo, independente da coloração ideológica. Que venha logo!

  41. Só um ignorante achar que o dinheiro que será gasto na compra do avião/tecnologia deveria ser empregado em educação e saúde. Tirem as FFAA do Brasil a título de economia e na semana seguinte o Paraguai nos ataca por uma revanche. Isso sem falar nas fronteiras totalmente desguarnecidas. O avião é o melhor vetor de pronto-emprego que existe e o Brasil faz certo em se armar com o que lhe traz o melhor custo/benefício

  42. Nossa! Quanta desinformação nos comentários. Se não sabem do que estão falando porque comentar? Acabam por propagar informação errada aos leigos.

  43. Tenho um técnico conhecido meu que esteve na Suécia para acompanhar os cálculos e detalhamento do projeto desse avião. Em resumo, os suecos estão na idade da pedra no que se refere a projetos de avião. Os cálculos são manuais, os brasileiros são alijados das informações relevantes, uma vergonha a Embraer dá um show de bola nesses manes.

  44. Como não poderia faltar, sempre aparece um ou outro “salvador da saúde e educação” nos comentários: por favor quem pensa isso pode tirar o cavalinho da chuva, pois se o dinheiro que vai pagar os caças NÃO FOR PARA OS CAÇAS ele NÃO VAI PARA OUTRAS DESPESAS, mas vai direto para o bolso de algum vagabundo de terno e gravata (ou alguns) então, se dependesse de mim, eu não compraria só 36 caças multifunção, mas sim uns cinquenta… além disso os armaria até os dentes e ia fazer exercícios bem próximo da fronteira com a Venezuela e pra completar ainda afundaria alguns navios velhos (aqui em rio grande tem vários) a apenas alguns km das águas territoriais venezuelanas, pra esse comunistinha maduro abrir bem o olho…

  45. Como tem gente esquecendo-se que o país tem muitas necessidades. Segurança nacional, é uma delas. Sendo assim, investir e custear a defesa não é jogar dinheiro fora. Algum crítico pretende morrer ou lutar pelo povo brasileiro, caso sejamos atacados/invadidos um dia? Nãoooo, correrão e irão enfiar a cara no chão, igual ao avestruz. Mas na hora de criticar os gastos com a defesa, falam rapidinho. O Brasil precisa de uma força profissional nas 3 forças, meios modernos. Por questões orçamentárias já não seriam o suficiente. Mas nem modernos podemos ter? Pô! Cai na real! Que venham os gripen, fremms e outros a fim de nos modernizar e ter resolutividade em combate. Porque se não os apaixonados pelas bandeiras vermelhas é que não vão morrer por nós.

  46. Brasil deveria ter comprado 360 gripen 54bilhões de dolares….Brasil ate o dia de hoje ja arrecadou 410bilhoes de reais.Brasil país imenso com poucos caças que prestem.com essa quantidade aposentaria todos os caças meia boca que temos

Comments are closed.

Previous Post
Em alguns pontos, as companhias aéreas preferem ser discretas para não causarem pânico... (Airbus)

Segredos da aviação comercial

Next Post
O exército militar Olimpex simula mais de 100 situações (FAB)

Militares treinam estratégias de defesa aérea para as Olimpíadas

Related Posts
Total
1
Share