Um gigante Antonov An-124 “Ruslan” pousou nesta quinta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Belém (PA). O avião ucraniano operado pela própria empresa de carga da Antonov chegou no terminal paraense com equipamentos de mineração da Vale, que serão transportados em carretas para o interior do Pará.
O voo do An-124 da Antonov Airlines até o Brasil foi uma jornada de quatro dias com 10 escalas. Os equipamentos foram embarcados na Austrália, no domingo (21), e a aeronave fez paradas em aeroportos na Malásia, Índia, Azerbaijão, Alemanha, Islândia, Estados Unidos e Suriname.
Para receber a aeronave, que tem 73 metros de envergadura por 69 m de comprimento e 21 de altura, a Infraero preparou um recepção operacional diferenciada, que foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Dependendo do aeroporto onde pousa, o An-124 pode precisar de orientações de equipes em solo para se deslocar. Em Bélem, o Antonov foi acompanhado por uma camionete, que guiou o comandante do cargueiro ucraniano pelas pistas de taxiamento até o pátio de desembarque.
“Mesmo com toda estrutura que o Aeroporto Internacional de Belém oferece, a chegada de cargueiros como estes exige um planejamento prévio e coordenado, que leva em conta todos os detalhes da operação, da aeronave à carga que está sendo transportada, passando pelos veículos que levarão as mercadorias até seu destino final. Tudo para garantir a segurança desta e das demais operações do aeroporto”, explica o superintendente em exercício do Aeroporto Internacional de Belém, Rodrigo Garcia.
A última visita do An-124 ao aeroporto de Belém ocorreu em junho de 2015.
Mais gigantes em Belém
Segundo a Infraero, mais quatro cargueiros de grande porte passarão pelo aeroporto de Belém entre o final deste mês e o começo de março, quando estão previstas as chegadas de mais dois voos do Antonov e um com o Boeing 747-400F.
Veja mais: Conheça os maiores aviões do mundo