Gigantes An-124 da Antonov Airlines intensificam voos de carga pelo mundo

De forma discreta, companhia aérea ucraniana usa base na Alemanha para realizar o transporte de cargas especiais pelo mundo após ataque russo
O An-124 UR-82072 pousando em Orlando (AIO)

Atingida em fevereiro em sua base operacional no Aeroporto Gostomel, perto de Kiev, a Antonov Airlines perdeu sua principal estrela, o An-225 Mriya, maior avião já construído. O ataque das forças invasoras russas também avariou outras aeronaves como um An-124, um An-74T, um An-26 e um An-22.

A companhia aérea dedicada ao transporte de cargas especiais, no entanto, aos poucos vai retomando seu serviço, agora baseado em Leipzig, na Alemanha. Nas últimas semanas, a presença de seus An-124 restantes foi notada em vários aeroportos do mundo.

Segundo o Planespotters, a companhia ucraniana possui sete desses gigantes quadrimotores, capazes de transportar até 120 toneladas de carga. Além do jato de matrícula UR-82009, que foi atingido no ataque, há outro An-124, o UR-82073 que está parado no mesmo aeroporto perto de Kiev.

An-124 leva turbina a gás para o Reino Unido (Antonov)

Já os cinco An-124 ativos têm assumido uma frequente rotina de voos, que se intensificou em setembro. Um deles, por exemplo, levou uma turbina a gás de Abu Dhabi para o Reino Unido no dia 24, a fim de ajudar o país a enfrentar a temporada de inverno. No dia seguinte, o An-124 UR-82029 voou de Leipzig para Belfast, na Irlanda do Norte, partindo no dia 26 para o Canadá.

Nesta terça-feira, 27, três outros jatos Antonov da companhia realizaram voos. O avião UR-82008 decolou de Leipzig para o que parece ter sido um voo de testes após ficar um mês no solo.

A aeronave UR-82072, por sua vez, passou pelo Aeroporto de Orlando, na Flórida, e de lá voou para Toulouse, na França. Outro An-124, o UR-82027, também partiu da cidade alemã em direção à África, mas o destino permanece desconhecido.

O An-124 UR-82029 em Belfast (AIB)

Rastreamento parcial

Apesar dos voos mais frequentes, as rotas operadas pelos An-124 da Antonov Airlines não são claramente mostradas em sites de rastreamento de voos. A razão é que a empresa e leis europeias têm barrado a divulgação dessas atividades, possivelmente com o intuito de impedir qualquer tipo de agressão aos jatos e seus tripulantes. No FlightRadar24, por exemplo, os voos são rastreados mas sem qualquer informação ou registro do histórico.

Apesar da discrição, a Antonov Airlines tem utilizados seus gigantes para passar mensagens de apoio ao povo ucraniano. Na lateral da fuselagem desses aviões foram pintadas mensagens como “ВE BRAVE LIKE BUCHA” (Seja corajoso como Bucha, cidade bastante destruída pelos russos), no caso do avião UR-82029.

“Be brave like Kherson”: A Antonov usou a fuselagem dos An-124 para passar mensagens de apoio à Ucrânia (AIO)

A guerra na Ucrânia reduziu a atividade dos jatos Antonov, que cumpriam um papel importante no transporte de cargas especiais pelo mundo. Outra companhia que opera o modelo, a Volga-Dnepr, está proibida de voar para vários países do Ocidente.

Com isso, o solitário An-124 da Maximus Air Cargo, uma companhia com sede nos Emirados Árabes Unidos, tem decolado quase que diariamente em suas missões de carga no globo.

Os An-124 da Antonov Airlines

Matrícula Frase Status
UR-82007 ВE BRAVE LIKE MYKOLAIV Em serviço
UR-82008 ВE BRAVE LIKE OKHTYRKA Realizou voo local
UR-82009 ВE BRAVE LIKE MARIUPOL Possivelmente sendo recuperado
UR-82027 ВE BRAVE LIKE KHARKIV Em serviço
UR-82029 ВE BRAVE LIKE BUCHA Em serviço
UR-82072 ВE BRAVE LIKE KHERSON Em serviço
UR-82073 ВE BRAVE LIKE IRPIN Estacionado em Kiev

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