A nova companhia aérea britânica Global Airlines obteve o registro do seu primeiro Airbus A380, um exemplar que foi entregue originalmente para a China Southern Airlines em 2013 e que foi desativado em 2022.
Criada pelo empreendedor James Asquith, conhecido por ter o Guinness World Records pela marca de ter visitado 196 países quando tinha apenas 24 anos, a Global está apostando no maior avião de passageiros do mundo para ligar o Reino Unido aos Estados Unidos inicialmente.
No entanto, a companhia aérea não conseguiu o Certificado de Operador Aéreo (AOC) e por isso o A380 de número de série 120 será operado pela empresa portuguesa Hi Fly em wet-leasing.
A Global compartilhou o registro da aeronave, que recebeu a matrícula 9H-GLOBL, de Malta, onde fica a divisão da empresa aérea portuguesa.
O primeiro A380 registrado foi comprado da Jet Midwest, empresa que havia os adquirido da China Southern Airlines no ano passado.
Assim como os outros quatro quadrimotores da transportadora chinesa, ele está armazenado no deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).
Rota entre Nova York e Londres
Anteriormente, a Global Airlines havia anunciado ter adquirido quatro A380, incluindo um antigo avião que voou pela Singapore Airlines e pela Hi Fly, mas o paradeiro dessas aeronaves ainda não está claro.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Asquith chegou a posar ao lado de um dos A380 que estava estacionado em Tarbes, na França, e que recebeu o nome da Global Airlines.
A empresa aérea pretende estrear voos entre Londres e Nova York ainda em 2024, concorrendo com tradicionais transportadoras como a British Airways, Virgin Atlantic, American e United Airlines, entre outras.
Nenhuma delas, no entanto, utiliza o maior avião de passageiros do mundo na rota.