Os capítulos da reestruturação da Gol Linhas Aéreas ganharam novos contornos nesta terça-feira (21), quando o Valor Econômico publicou um artigo em que cita que a American Airlines, United Airlines, Lufthansa, Air France-KLM e IAG – proprietária da British Airways e Iberia –, estariam interessadas em investir na empresa aérea brasileira.
Segundo o jornal, o objetivo das companhias aéreas estrangeiras é ter uma participação não-controladora e acesso às operações em Guarulhos e Galeão, dois aeroportos com alta conectividade da Gol.
Não há definição se o investimento seria feito por meio de ações ou assumindo parte das dívidas.
Fusão com Azul
As fontes do jornal indicaram que a American Airlines e as europeias estão mais engajadas com a Gol. A proposta de fusão com a Azul levantou o alerta que uma delas poderia perder a parceira no Brasil para a concorrente.
A American Airlines tem acordo operacional com a Gol que vigora até este ano enquanto a Air France-KLM possui um contrato de cooperação que vai até 2033.
Ambas as empresas chegaram a investir na Gol em troca de ações, que hoje estão valendo virtualmente nada devido à concordata.
Uma Gol emergindo melhor da concordata e com apoio de uma das gigantes da aviação poderia deixar a Azul sem parceiras locais para unir operações, mas, por outro lado ,abre possibilidade dela mesma ser um alvo para as estrangeiras.