GOL chega a acordo com a Boeing por dívida de jatos 737 MAX

Companhia aérea brasileira destravou US$ 235 milhões para repassar a credores, em mais um passo para deixar o Capítulo 11
O PS-GOL, 50º 737 MAX 8 da Gol
O PS-GOL, 50º 737 MAX 8 da Gol

A GOL anunciou ter fechado um acordo com a Boeing que foi aprovado pelo Tribunal de Falências de Nova York, em mais um passo para a empresa deixar o processo de concordata chamado de Capítulo 11.

Em restruturação financeira desde janeiro de 2024, a empresa aérea tem buscado renegociar dívidas com arrendadores da sua frota e também destravar uma encomenda de 91 jatos 737 MAX com a Boeing.

Segundo a GOL, o acordo irá liberar ao menos US$ 235 milhões que serão distribuídos para credores gerais.

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A empresa afirma ainda que reduzirá significativamente seu endividamento, convertendo ou extinguindo cerca de US$ 1,7 bilhão de suas dívidas e outros US$ 850 milhões em obrigações.

“A conclusão das negociações com a Boeing representa mais um marco nos objetivos gerais de reestruturação da GOL”, disse a empresa aérea em comunicado aos investidores.

Jatos da Gol e Azul
Jatos da Gol e Azul (Alexandro Dias)

A GOL é a terceira maior companhia aérea do Brasil e parte do Grupo Abra, que também inclui a Avianca, da Colômbia, e a Wamos, da Espanha.

A empresa aérea está emtratativas com a rival Azul Linhas Aéreas para uma possível união de seus negócios.

O acordo, no entanto, depende da aprovação do CADE, órgão anti-truste brasileiro, e que deve levar cerca de um ano para chegar a uma decisão.

Atualmente, a frota da GOL compreende 139 Boeing 737, sendo 54 deles da variante MAX 8.

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