No dia 15 de janeiro de 2001 decolou o primeiro voo da companhia Gol Linhas Aéreas, entre Brasília (DF) e São Paulo (SP), inaugurando o conceito “low cost” (“baixo custo”) no Brasil. As atividades da empresa começaram com 10 aeronaves Boeing 737, que voavam para outros sete destinos partindo da capital paulista. Passados 15 anos de atividade, a empresa já conta 144 aeronaves, voa para todas as capitais do país e 23 destinos no exterior e já transportou mais de 330 milhões de passageiros.
Com o objetivo de reduzir os custos das passagens aéreas e atrair o público de outras faixas sociais, que normalmente viajava de ônibus, a Gol se tornou uma das companhias mais requisitadas do mercado brasileiro. Isso não quer dizer que é mais admirada: passageiros sempre reclamaram do conceito da empresa, que inclui serviços a bordo cobrados à parte.
O estilo da empresa, que busca sempre uma forma mais eficiente economicamente em suas operações, requer uma frota “homogênea”: a companhia opera somente jatos Boeing 737, nas versões 700 e 800. Com todos os aviões iguais, economiza-se tempo e dinheiro no treinamento de tripulações e mecânicos, além de obter facilidades com o fabricante. Com quase 150 aviões na frota, não à toa a Gol é o maior operador de aeronaves Boeing na América Latina.
O conceito low-cost da empresa também trouxe novas tecnologias para o Brasil. A Gol foi a primeira companhia aérea nacional a oferecer bilhetes eletrônicos, ainda em 2001, e, em 200, passou a oferecer check-in online e mais adiante, em 2008, por smartphones.
Em 2007, a companhia, já com um centro de manutenção próprio em Confins (MG), aumentou seus tentáculos e adquiriu a Varig, mantendo parte de seus Boeing 737 em operação. Em 2011 foi a vez da Webjet, que teve parte de seus aviões pintados para o padrão da Gol.
Desde 2001, a Gol afirma ter realizado mais de 3 milhões de operações e a empresa atualmente possui 12 acordos de code-share (compartilhamento de voos entre companhias) com empresas aéreas estrangeiras, como Delta Airlines e Air France.
Nova identidade
Em 2015, a Gol iniciou um processo de reformulação visual de suas aeronaves e de serviços. A empresa também quer aumentar ainda sua frota: a companhia pretende adquirir até 60 unidades do Boeing 737-800 MAX, a nova geração do jato norte-americano – o modelo ainda está em fase de desenvolvimento e deve estrear em operações comerciais somente em 2017.
A empresa também trabalha na instalação de antenas especiais em seus avião para captar sinais de internet via satélite e oferecer wi-fi a bordo durante os voos. Os primeiros 737 com a novidade entrarão em serviço ainda neste ano.
Voo 1904
Em 29 de setembro de 2006, às 16:48, o Boeing 737-800 prefixo PR-GTD da Gol e apenas 234 horas de voo desapareceu dos controles de radar enquanto cumpria a rota Manuas (AM) – Brasília (DF). A aeronave se chocou com um jato executivo Embraer Legacy 600 que fazia o voo de entrega para o cliente nos Estados Unidos e caiu na região de Peixoto de Azevedo (MT). A aeronave transportava 148 passageiros e seis tripulantes.
O Legacy, mesmo com danos no estabilizados horizontal, conseguiu pousar com segurança na base da Força Aérea Brasileira (FAB) na Serra do Chachimbo (PA). Esse foi o único acidente registrado na carreira da Gol, que mantém um rígido controle de segurança.
Confira a linha do tempo da companhia no site oficial da Gol.
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