A companhia aérea Gol vai completar um marco importante no próximo dia 22 de dezembro: os 15 anos de operações entre o Brasil e Argentina. Ao longo desse anos, a empresa transportou mais de 12 milhões de passageiros entre os dois países e hoje é uma das referências nesse trecho.
A companhia iniciou suas atividades na Argentina em dezembro de 2004, com voos partindo do aeroporto de Guarulhos/São Paulo para o Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires. Em 2006, aumentou a malha de destinos no país com voos para Córdoba e Rosário e, por fim, em 2015, para Mendoza. Além disso, a empresa oferece voos para Bariloche na alta temporada de inverno.
A Argentina é um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros na América Latina, ao mesmo tempo em que o Nordeste brasileiro é muito buscado pelos argentinos.De acordo com dados da Embratur, cerca de 2,4 milhões de argentinos visitaram o Brasil no ano passado, gastando cerca de 1,62 milhão de dólares no País.
A Gol iniciou suas operações em Buenos Aires com apenas dois voos diários. Hoje, a Argentina é seu maior mercado fora do Brasil, transportando mais de 500 mil passageiros por ano, em 3.600 voos.
“A companhia oferece partidas de Buenos Aires para dez capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Brasília, João Pessoa, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Maceió. Além disso, é uma ponte de amizade e cooperação entre o Brasil e as nações latino-americanas”, afirma Ciro Camargo, country manager da Gol para países da América do Sul.
A Gol possui 9% de participação no mercado total de voos entre o Brasil e a Argentina e é a empresa que transporta mais brasileiros e argentinos entre as duas nações. Ao todo, a Gol opera 77 voos por semana em trechos de e para país vizinho.
Rota disputada
Quem faz uma pesquisa rápida sobre passagens aéreas do Brasil para a Argentina pode se surpreender com a presença de companhias “intrusas”. A rota Guarulhos – Ezeiza, por exemplo, é servida com voos diretos em grandes jatos da Qatar Airways, Ethiopian Airlines e Turkish Airlines.
Essas frequências são conexões entre os dois países e os hubs das companhias em outros continentes. Outra empresa famosa voando entre o Brasil e a Argentina é a Emirates Airline, com o trecho do Rio de Janeiro/Galeão para o Ezeiza.
Além da Gol, a Azul e a LATAM também voam diariamente de diferentes pontos do Brasil para a Argentina. No lado argentino, as opções são a low-cost Flybondi e a Aerolíneas Argentinas (também com voos operados pela divisão Austral).
Aos brasileiros que pretendem ir para Argentina, vale lembrar que o Aeropaque Jorge Newbery, aeroporto central da capital argentina, não recebe mais voos internacionais oriundos do Brasil – a única exceção são voos do Uruguai. A restrição começou em abril deste ano para desafogar o terminal e concentrar o movimento no aeroporto de Ezeiza, mais afastado. Outra opção (ainda mais afastada do centro) são os voos da Flybondi que chegam pelo aeroporto de El Palomar, a cerca de 40 km no centro de Buenos Aires.
Segundo o banco de dados da ANAC, foram registrados mais de 31,9 mil voos entre o Brasil e a Argentina em 2018, que movimentaram cerca de 4 milhões de passageiros. O movimento em 2019 é um pouco menor: até novembro, a agência contabilizou 26.392 voos entre os dois países e 3,5 milhões de passageiros.
Veja mais: Em seis meses, Airbus A321XLR acumula mais de 450 pedidos