A Gol Linhas Aéreas teria chegado a um acordo com os arrendadores de suas aeronaves e que deverá ser levado à Corte de Falências de Nova York, onde corre o processo de restruturação financeira aberto em janeiro.
Segundo o Valor Econômico, a empresa aérea brasileira deverá devolver de oito a 16 jatos Boeing 737 aos arrendadores, aeronaves que estão fora de operação em sua maioria.
O jornal não esclareceu quais variantes estão envolvidas no acordo, mas entende-se que deverão ser modelos 737 Next Generation, que estão em processo de retirada de serviço.
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Entre os credores que já teriam aceitado novas condições financeiras estão as arrendadoras Avelo e AerCap, esta última dona de 39 de suas aeronaves.
A Gol possui atualmente uma frota 138 aeronaves, todas Boeing 737. Destes, 46 são do modelo MAX 8, mais moderno e econômico, e 14 da variante 737-700, de menor capacidade.
Portanto, se a empresa aérea devolver 16 aviões terá uma redução de frota de pouco mais de 10%.
A Gol, no entanto, planeja receber 14 737 MAX novos em 2024, cronograma que está atrasado por conta de problemas nas linhas de montagem da Boeing.
Última parcela do empréstimo DIP
Nesta semana, a Justiça dos EUA liberou a última parcela do empréstimo DIP feito pelo Grupo Abra, que controla a Gol. São US$ 450 milhões que poderão ser usados para manter a empresa aérea operando.
Ao todo, a Gol recebeu de seus acionistas principais o valor de US$ 1 bilhão. As dívidas acumuladas da empresa, no entanto, chegam a cerca de US$ 4 bilhões.