A Gol anunciou uma ampliação no número de jatos 737 MAX 10 que irá receber, acrescentando mais 12 jatos desse modelo, que serão configurados com 216 assentos. Em entrevista, o presidente da companhia aérea, Celso Ferrer, revelou esperar contar com a maior versão do 737 já criada pela Boeing a partir de 2025.
“Esperamos ter o primeiro Max 10 até 2025, e esses incrementos terão o número certo de Max 10 no mix de frota”, explicou à Flight Global.
A Gol tornou-se cliente do maior dos 737 em julho de 2018, quando elevou o total de pedidos da série 737 MAX e incluiu a nova versão. Meses depois, a empresa previu que iria incorporar o MAX 10 em 2022, mas logo em seguida a versão MAX 8 sofreu dois acidentes fatais e foi proibida de voar.
Apesar disso, a companhia brasileira permaneceu fiel aos seus planos de substituir toda a frota de 737NG pelo seu sucessor, que é bem mais eficiente e permite atender rotas de longo alcance para um jato de corredor único.
Em dezembro de 2020, a Gol se transformou na primeira cliente do 737 MAX a recolocá-lo em serviço comercial. Desde então, ela recebeu mais de 30 dessas aeronaves e pretende terminar o ano com 44 jatos do modelo.
Agora, a empresa decidiu acelerar a mudança ao aproveitar aeronaves “cauda branca” (white tail em inglês), cujos donos originais desistiram de recebê-las. Segundo Ferrer, os aviões prontos e estacionados nos EUA serão fundamentais para os planos de renovação já que as entregas das aeronaves encomendadas está mais lenta.
Os problemas enfrentados pela Boeing para certificar o 737 MAX 10 não assusta a Gol. “Acreditamos que o Max 10 será certificado, essa é a premissa que temos em nosso plano”, garantiu o CEO.