A Gol Linhas Aéreas e o grupo Air France-KLM anunciaram nesta quinta-feira (26) um novo acordo que estenderá e ampliará a parceria estratégica entre elas por mais 10 anos.
Entre os termos acertados estão a exclusividade mútua na rota Europa e Brasil, além do aprimoramento da cooperação comercial.
A parceria entre as duas empresas teve início em 2014, inicialmente com previsão de durar cinco anos, mas em 2019 o acordo foi renovado. Atualmente, um em cinco passageiros que chegam ao Brasil pela Air France-KLM segue para um destino operado pela Gol.
Segundo as duas empresas, os clientes passarão a se beneficiar de uma malha que inclui mais de 80 destinos europeus e 45 no Brasil. As parcerias também preveem expandir a cooperação para novos destinos em toda a América Latina.
Além da parte de serviços, Gol e Air France-KLM também irão expandir o trabalho conjunto em manutenção, com a realização de trabalhos nos motores CFM-56 e Leap dos Boeing 737 da empresa brasileira pela grupo europeu.
“Nossa parceria com a Air France-KLM proporcionou inúmeras melhorias e benefícios para todos os nossos clientes ao longo dos últimos anos, e se baseia na confiança mútua e na admiração de ambas as empresas. Estamos orgulhosos de celebrar a renovação de mais uma década de parceria, coroando uma longa e bem-sucedida história que inclui elementos importantes como a linha de crédito para manutenção de motores. Reforço que a GOL está profundamente comprometida em apoiar e ajudar a fortalecer o corredor Brasil-Europa, e não temos dúvidas de que a Air France-KLM é a melhor parceira para alcançar isso”, afirmou Celso Ferrer, CEO da Gol.
“A América do Sul, e particularmente o Brasil, é um dos mercados mais estratégicos para a Air France-KLM. A parceria histórica entre a Air France-KLM e a GOL tem sido fundamental ao nos permitir oferecer aos nossos clientes uma proposta de valor abrangente e ampla na região. Continuando a partir do que já construímos até aqui, estamos muito satisfeitos em estender e aprofundar esta parceria exclusiva por mais 10 anos. Este novo acordo nos permitirá implementar as melhorias estruturais necessárias para assegurar a posição de liderança da Air France-KLM e da GOL entre o Brasil e a Europa”, acrescentou Benjamin Smith, CEO da Air France KLM.
Os passageiros da Air France e da KLM realizam conexões em voos da Gol a partir de São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG) e Fortaleza (FOR) enquanto os clientes da Gol são atendidos pelas empresas aéreas europeias a partir de seus hubs nos aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e Amsterdã Schiphol.
Durante a alta temporada, a Air France tem 24 voos semanais para o Brasil (14 para São Paulo, 7 para o Rio de Janeiro e 3 para Fortaleza), e a KLM opera 14 voos semanais para o Brasil (7 para São Paulo e 7 para o Rio de Janeiro).