A Gol e o Mercado Livre, plataforma de e-commerce, apresentaram nesta terça-feira (23) seu primeiro Boeing 737-800 BCF (Boeing Converted Freighter), que será utilizado para agilizar as entregas de encomendas em parceria com a Gollog.
A aeronave, com matrícula PS-GFA, entrará em serviço a partir de setembro, principalmente em regiões como Nordeste, Centro-Oeste e Norte, que dependem do transporte aéreo para reduzir os prazos de entrega de encomendas expressas.
“Os primeiros voos serão destinados às cidades de Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde o atual período de 4 dias cairá para apenas 1, considerando as cargas armazenadas no Fulfillment. Reduzimos o tempo de entrega em até 80%. Essa é a concretização do nosso propósito de entrega rápida e democratização do comércio em todo o país”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
A Gol encomendou a conversão para cargueiros de seis jatos 737-800 que eram usados no transporte de passageiros. Além do PS-GFA, mais duas aeronaves serão entregues em 2022. As três restantes ingressarão na frota até o terceiro trimestre de 2023 – todos eles são arrendados pela AerCap.
O acordo entre Gol e Mercado Livre, cuja pintura é exibida no 737, também prevê mais seis aeronaves de carga até 2025.
“Esta aeronave simboliza o início de uma nova fase para a GOL e para a GOLLOG. Esse modelo de negócio, inédito para a Companhia, não poderia ter parceiro melhor, líder no mercado de e-commerce na América”, disse Celso Ferrer, presidente da companhia aérea.
O Boeing 737-800 BCF pode transportar até 24 toneladas de carga, que são carregadas por uma ampla porta na frente das asas ou nos porões da aeronave. São 185 m³ de volume disponível para carga paga.
Com a carga máxima, o 737 cargueiro pode voar por até 3.700 km sem escalas.