Pela primeira vez desde que foi homologado, em 1965, o aeroporto Ruben Berta, no município de Uruguaiana (RS), passou a contar com voos diretos para a região Sudete do Brasil. Nesta terça-feira, a Gol Linhas Aéreas iniciou o trecho ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) ao terminal aéreo na cidade do interior gaúcho.
O novo voo da Gol é operado em parceria com a Voepass (ex-Passaredo Linhas Aéreas) em aeronaves turboélices ATR 72, com capacidade para 68 passageiros. São três frequências semanais disponíveis: às terças, quintas e sábados, tanto a ida quanto a volta. O tempo de duração do voo entre Guarulhos e Uruguaiana é de aproximadamente 3 horas e meia – os bilhetes são vendidos exclusivamente em canais oficias da Gol.
O trecho para Uruguaiana faz parte dos investimentos da Gol no estado do Rio Grande do Sul para 2022. Em janeiro, a empresa iniciou os voos entre Guarulhos e Pelotas e, em novembro, será estabelecido a rota Guarulhos-Santa Maria, em parceria com a Voepass. Outra cidade no interior gaúcho, Santo Ângelo também contará com voos diretos para São Paulo no segundo semestre, em operação que será realizada em jatos Boeing 737-700 da Gol.
“Nosso Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional fez com que o RS seja o Estado com mais voos regionais e com mais voos ligando municípios do interior a São Paulo. A partir do segundo semestre de 2022, serão sete cidades com ligação com o Estado de SP. Isso representa desenvolvimento regional e econômico para o RS”, destacou o Governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior. “A partir de hoje, Uruguaiana e a região da Fronteira Oeste estão ligadas diretamente ao aeroporto de Guarulhos. SP está a uma escala do mundo, e também podemos fazer o raciocínio inverso: Paris está a uma escala de Uruguaiana!”, brincou Ranolfo.
De acordo com a Gol, em todos esses novos destinos no RS os horários dos voos são planejados para que os passageiros tenham acesso rápido em Guarulhos às conexões disponibilizadas pela companhia para trechos domésticos e para o exterior, e, aos brasileiros dos mais diversos estados, para que possam destinar-se às cidades do interior gaúcho com agilidade.
Uruguaiana, destino estratégico
Situado no extremo oeste do estado do Rio Grande do Sul, Uruguaiana tem uma localização estratégica. O aeroporto do município está a apenas 8 km da fronteira com a Argentina, sendo o terminal aéreo brasileiro mais próximo do país vizinho.