A partir desta terça-feira (13), o “Selfie Check-In” da Gol, recurso que usa o reconhecimento facial para a realização do check-in, já está disponível para todos os passageiros da companhia, por meio do aplicativo da empresa para smartphones e tablets. A companhia brasileira é a primeira do mundo a contar com essa tecnologia, disponível em voos domésticos e internacionais.
Para usar a ferramenta, basta baixar e abrir o aplicativo GOL no smartphone ou tablet e fazer um cadastro da biometria facial, sem necessidade de inclusão de qualquer outro dado adicional, nem mesmo o localizador da viagem. Nos próximos voos, o check-in poderá ser feito no aplicativo apenas com o reconhecimento facial do cliente.
A novidade foi anunciada em maio, e desde então, segundo a empresa, esteve em testes internos e também com alguns clientes para verificação e apuração da ferramenta.
O Selfie Check-In foi implementado pela área de tecnologia da Gol em parceria com a FullFace Biometric Solutions, empresa que disponibilizou a tecnologia para reconhecimento facial. A FullFace é uma empresa especializada em identificação de pessoas, que desenvolveu uma tecnologia de fácil integração com hardware e software, facilitando processos de autenticação biométrico facial web e mobile.
De acordo com o desenvolvedor da tecnologia, a ferramenta garante 99% de precisão no reconhecimento biométrico individual a partir de 1024 pontos da face em menos de um segundo.
Veja mais: Brasil tem passagens aéreas mais baratas do mundo, aponta pesquisa