A companhia aérea Gol recebeu nessa quarta-feira (14), em solenidade do Ministério da Justiça e Cidadania, em Brasília (DF), o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Selo Nacional de Acessibilidade. Essa é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que desenvolvem ações na área de promoção e defesa dos direitos humanos.
Um dos investimentos mais recentes da empresa em acessibilidade e inclusão foi a introdução de uma rampa especial para embarque e desembarque remotos de passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida nos aeroportos Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo.
Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia oferece nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, máquinas com tradução simultânea para a Libras (língua brasileira de sinais). O site da Gol também segue o padrão internacional web da W3C, desenvolvido para usuários com deficiência visual, baixa visão, daltonismo e mobilidade reduzida podem navegar sem barreiras.
Já passageiros com deficiência visual contam, nos aeroportos nacionais, com um livreto em braile com as informações expostos nos balcões. A bordo da aeronaves, a companhia disponibiliza, em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão.
“Promovemos melhorias constantes no atendimento aos clientes e esse prêmio é o reconhecimento de todos os esforços de um time multidisciplinar que trabalha todos os dias para proporcionar mais acessibilidade e autonomia aos passageiros, com segurança e inteligência”, afirma Sergio Quito, Vice Presidente de Operações Aeroportuárias da GOL. “Esperamos oferecer aos clientes com deficiência e mobilidade reduzida ainda mais facilidade e agilidade em todos os processos da viagem”, complementa o executivo.
Veja mais: Público elege o atendimento da Avianca o melhor do Brasil
mas nao foi a gol que fez a mulher subir as escadas arrastando porque nao tinha como embarcar??? acho que esqueceram desse detalhe em foz do iguacu
Em 30/06/2015 a notícia era outra: Gol e Infraero são punidas por cadeirante se arrastar em embarque em Foz do Iguaçu.