O clima entre a Gol e a LATAM azedou ainda mais após a empresa aérea fundada pela família Constantino entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, o chamado “Capítulo 11”, em 25 de janeiro.
A transportadora tenta renegociar dívidas bilionárias com seus credores, entre eles arrendadores de quase todos os jatos Boeing 737 que voam com ela.
Mas no dia seguinte ao anúncio da concordata, a LATAM enviou carta a alguns desses arrendadores, se mostrando interessada em fechar acordos de leasing pela aeronave.
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Como se sabe, a LATAM não voa com o Boeing 737 nem mesmo como cargueiro. A empresa aérea com sede em Santiago do Chile é cliente apenas da Airbus e a família A320 em se tratando de jatos de um corredor.
Uma cópia da carta foi publicada na semana passada e mostra que a LATAM está à procura de mais jatos A320 em virtude dos problemas com os motores PW1000G.
No entanto, além de pedir por jatos A320 e A321, a empresa também solicita informações sobre aeronaves Boeing 737-800 e 737 MAX, justamente as que compõem a frota da Gol.
Segundo a Reuters, o advogado da LATAM reconheceu a existência da carta, mas afirmou que a companhia aérea estava tentando apenas reforçar sua frota.
O juiz do tribunal dos EUA, Martin Glenn, viu indícios de que a tática da LATAM pode ter violado a lei de falências e autorizou a investigação.
Anúncio da LATAM busca pilotos de Boeing 737
A Gol também alega que a LATAM está assediando pilotos da empresa assim como tem desencorajado agentes de viagens a reservar seus voos.
Nesse caso, o juiz não admitiu relação com a Gol sobre um recente anúncio em que a LATAM busca pilotos de 737.
As ações da Gol caíram 72% neste ano, indo de R$ 8,35 para apenas R$ 2,33 na sexta-feira, 9 de fevereiro.
latam é chilena, e Gol brasileira, assim que temos que apoiar a empresa brasileira