A Gol Linhas Aéreas revelou nesta quinta-feira (27) em seus resultados do terceiro trimestre ter fechado um acordo com a Boeing para contar com mais 12 737 MAX 10.
As aeronaves serão entregues entre 2027 e 2030, mas a empresa aérea não detalhou quais foram as mudanças em sua encomenda da família 737 MAX, que até setembro incluía 144 jatos.
A Boeing também se comprometeu a entregar seis 737 MAX 8 no 1º trimestre de 2023, além de receber de volta um número não revelado de 737NG.
Até o mês passado, a Gol tinha em sua frota 37 jatos 737 MAX 8, mas o 38º avião do tipo foi entregue na semana passada, restando ainda outras seis aeronaves para que a meta de 2022 seja atingida.
Com capacidade para até 230 passageiros, o 737 MAX 10 é a maior versão já lançada da família, mas ainda não foi certificado pela FAA, a agência de aviação civil dos EUA.
A aeronave pode ter seu desenvolvimento postergado caso a Boeing não consiga uma exceção sobre uma nova lei do Congresso dos EUA que exige um sistema de alerta novo para os tripulantes. A mudança passará a vigorar em 2023 e atingirá também a versão 737 MAX 7.