A novela sobre o destino do casco do porta-aviões NAe São Paulo, que pertenceu à Marinha do Brasil, ganhou mais um capítulo nesta semana. A embarcação, que está navegando por uma região próxima ao Marrocos, ruma em direção à Turquia, onde deveria ser desmantelada.
No entanto, o governo turco suspendeu a autorização para que o São Paulo seja desmontado pelo estaleiro Sok Denizcilikve Tic, que arrematou o navio em 2021 por R$ 10,5 milhões. O motivo foi a ausência de um relatório que detalhasse as substâncias tóxicas presentes na embarcação, a principal delas o amianto.
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Nesta terça-feira, o governo de Gibraltar, um território na costa da Espanha que pertence ao Reino Unido, determinou que o porta-aviões e o rebocador Alp Centre, que o transporta, sejam proibidos de acessar suas águas territoriais.
Gibraltar fica localizado no estreito de mesmo nome e que dá acesso ao Mar Mediterrâneo. A proibição, no entanto, não é suficiente para impedir que os dois navios passem pela região já que outros países também controlam outras partes da passagem, com cerca de 15 km de largura.
Possível chegada à Turquia em 11 de setembro
A associação médica da Turquia, que é uma das organizações contrárias ao envio do porta-aviões ao país, afirmou que o São Paulo deverá chegar em águas territoriais turcas em 11 de setembro.
Apesar da negativa do governo da Turquia e da intimação emitida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para que a embarcação retorne ao Brasil, aparentemente ele e o rebocador continuam sua viagem a caminho da Europa.
Há relatos variados sobre a quantidade de amianto no navio, construído pela França nos anos 60 e que serviu com o nome FS Foch até o final dos anos 90. Em 2005, o governo francês teria informado que a classe de porta-aviões continha entre 160 e 200 toneladas de amianto.
Porta-aviões gêmeo, Clemenceau passou por situação parecida
O Clemenceau, irmão do Foch, que foi desmantelado no Reino Unido entre 2009 e 2010, teria cerca de 760 toneladas da substância retirada de seu casco.
Desativado em 1997, o porta-aviões foi vendido para uma empresa espanhola em 2003, que pretendia desmontá-lo também na Turquia, mas a França cancelou o acordo.
Dois anos depois, o governo francês tentou levá-lo para a Índia, onde outro porta-aviões brasileiro, o Minas Gerais, foi desmontado sem quaisquer cuidados.
A tentativa foi frustrada pelo Egito, que impediu que o Clemenceau passasse pelo Canal de Suez. Após discussões prolongadas, a França decidiu trazer o navio de volta. Em 2008, finalmente o porta-aviões seguiu para Hartlepool, no norte da Inglaterra, onde a empresa Able UK o desmontou.
Brasil é um país de riquezas…as mais importantes agronegócio e outras coisas!
Mas a corrupção vem na frente…sem punições! Aumentando a cada dia.
Os europeus continuam, 500 anos depois da descoberta do Brasil, a explorar os Sul Americanos. Os Tupiniquins, continuam a receber espelhos para permitirem-se ser explorados. Assim, são os tristes capítulos finais dos malditos porta aviões Minas Gerais e São Paulo, que só prejuízos causaram ao Brasil! GANHARAM OS GRINGOS EUROPEUS, se livrando da sucata e, QUEM RECEBEU OS “ESPELHOS”, que está com a conta bancária mais “gordinha”!
Acho que já está na hora do Brasil encontrar um local aqui mesmo para o desmonte de navios. Isto poderia ser uma boa fobte de renda e empregos para o nosso país desde quando haja os cuidados para preservar a natureza e a saúde dos trabalhadores. Na Bahia de Todos os Santos seria um otimo local que inclusive tem uma indústria de construção de navios.
Josué, se encostar um bicho desses na baixada fluminense no dia seguinte ele já estará desmontado. E daí de graça!
Porta avioes, hoje em dia ,são belonaves elefantes que não servem.para nada. Hoje mandam os.misseus, drones e anti misseis. Aviões caça também são inúteis pois você pode disparar misseis a distância, sem arriscar aviões e pilotos de custosa formação.
Quando essa sucata era da França navegou os sete mares na maior tranquilidade, sendo recebido com pompas, mas agora que ele saiu do Brasil virou um problema “ecológico”, hipocrisia canalha.
O navio foi arrematado por uma empresa da Turquia? Aí o IBAMA quer que o navio volte para o Brasil?
Essa narrativa tá com umas pontas soltas aí, quem a criou podia ter dido mais criativo
Cada coisa aqui kkkk. Amianto tem nós telhados dos pobres em toda america latina ,Asia,África etc. E aí . Desmonta ,separa o material . Agora incêndio nas florestas deles ninguém os pune .Só criticam a nossa com olhos gordos . A deles só pedra , a nossa riquezas . Tirem os olhos , aqui não mané .
Muitos falam que porta aviões só dá prejuízo. Deus abençoe vocês o fato do Brasil nunca ter sido subjugado por uma nação de poder bélico equivalente ou superior. Poder militar não é despesa, poder militar é investimento excencial para se ter uma nação livre. O que está acontecendo em nosso país está incomodando muitas potências, principalmente França (nosso maior rival disfarçado no mundo) EUA apesar da boa relação entre outros. Só temos quatro anos tentando aparelhar uma sucata bélica Chamada Brasil, nunca ouvi tanto esforço para tentar manter nossa soberania. Deus precisa abençoar mais 4 anos de Bolsonaro e que venha uma mais promissor ainda na questão defesa. Muitos estudiosos afirmam que a terceira grande guerra acontecerá na tentativa de nos colonizar e muitos acham loucura. Mas nem se quer procuram estudar, política internacional, geopolítica, geografia, ciências biológicas no geral. Brasil é o país mais rico biologicamente do planeta e mais estável. Se EUA, China, Rússia, França, Inglaterra, Alemanha fossem no Brasil seriam maior que três vezes EUA hoje é para o mundo.