Governo Lula quer ‘forçar’ Gol e LATAM a terem aviões da Embraer

Presidente do BNDES diz que ajuda financeira para companhias aéreas pode ser condicionada à encomenda de jatos brasileiros
Embraer E195-E2
Embraer E195-E2 (Embraer)

O governo Lula pretende pressionar a Gol e a LATAM a voarem com jatos da Embraer. Seria uma condição para que as duas empresas aéreas consigam financiamento do BNDES, explicou o presidente do órgão, Aloisio Mercadante.

Entre as grandes companhias brasileiras apenas a Azul é cliente da fabricante, operando 43 E195 e 22 E195-E2. A Gol tem uma frota apenas com jatos Boeing 737 enquanto a LATAM tem o A319 como menor aeronave.

Segundo Mercadante, a Gol e a LATAM avaliam encomendar as aeronaves da Embraer, como a própria fabricante revelou recentemente.

Boeing 737 MAX 8 da Gol
Boeing 737 MAX 8 da Gol (Colin Cooke Photo)

O presidente do BNDES esteve na sede da fabricante nesta sexta-feira, 19, como parte de uma comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Lula fez o anúncio de um financiamento pelo BNDES de 32 jatos E175 para a American Airlines no valor de cerca de US$ 800 milhões.

Esse tipo de empréstimo é feito com certa rotina pelo banco de fomento, a fim de apoiar a Embraer a competir com outros fabricantes mundo afora. A arrendadora Azorra, dos EUA, recentemente fechou um acordo parecido.

Airbus A319 Latam Airlines Brasil
Airbus A319 Latam Airlines Brasil (Rafael Luiz Canossa)

Restruturação financeira

A pressão de Lula para fazer mais empresas aéreas encomendarem aviões da Embraer ocorre em meio à restruturação financeira da Gol Linhas Aéreas, que em janeiro aderiu ao Capítulo 11, legislação dos EUA, para que empresas consigam renegociar suas dívidas sem serem ameaçadas de falência pelos credores.

A LATAM também passou pelo processo, mas conseguiu equacionar seus débitos. As três grandes companhias aéreas do país, no entanto, continuam carregando grandes passivos surgidos durante a pandemia do Covid-19.

Embraer E195-E2 da Azul
Embraer E195-E2 da Azul (Alexandro Dias/CC)

Embora jatos como o E175 e o E195-E2 possam suprir lacunas na operação da Gol e LATAM, eles exigiriam investimentos em manutenção, treinamento de pilotos e no estabelecimento de novas bases em cidades menores.

Ainda não está claro se a estratégia sairá do papel já que o plano de ajuda às companhias aéreas brasileiras é prometido há mais de um ano.

Total
0
Shares
2 comments
  1. Dar “opinião” em um assunto em que não tem o mínimo conhecimento é típico da classe política deste país. Temos que combater, de todas as formas, esses elementos que prejudicam que sejamos uma nação de primeiro mundo e não como é hoje, uma região em que os verdadeiros objetivos são para agradar a uma minoria.

  2. so faltava, governo determinar qual aviao uma cia aerea deve usar como se aviao fosse uma geladeira ou aparelho de tv.

Comments are closed.

Previous Post
Primeiro A321XLR da Iberia

Airbus A321XLR terá versão ainda mais pesada em breve

Next Post
O primeiro protótipo do 'táxi voador' da Embraer

Primeiro ‘táxi voador’ da Embraer é revelado pronto

Related Posts
Total
0
Share