Governo português dá luz verde para compra do A-29N Super Tucano

Conselho de ministros do país europeu determinou em 4 de julho o início das discussões com a Embraer para adquirir aeronave de ataque leve e apoio aéreo aproximado
A-29N, versão do Super Tucano para a OTAN
A-29N, versão do Super Tucano para a OTAN (Embraer)

O Conselho de Ministros do governo de Portugal aprovou uma uma resolução em 4 de julho que prevê o início das negociações para aquisição de turboélices Embraer A-29N Super Tucano.

Segundo comunicado, o conselho autorizou “o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e desenvolvimento da sua configuração OTAN.”

O A-29N é uma variante do turboélice e ataque leve e apoio aéreo aproximado destinado a atender aos requisitos técnicos da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) e foi lançada pela Embraer em 2023.

O aval do governo português ocorre dias após o Ministro da Defesa Nuno Melo declarar em audiência no Parlamento do país que a aquisição da aeronave estava entre as metas da pasta.

O segundo KC-390 de Portugal é escoltado por um F-16
Portugal já é cliente da Embraer com o C-390 (FAP)

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Portugal é considerado não apenas um cliente potencial do Super Tucano, mas um parceiro-chave para a Embraer oferecer a aeronaves a outros países como a Holanda, que também avalia encomendá-lo.

Graças à subsidiária OGMA e outros fornecedores locais, a Embraer possui condições de realizar várias etapas da produção e de suporte de suas aeronaves, incluindo o A-29 e também o C-390 Millennium.

Não há por enquanto a definição da quantidade de aeronaves que podem ser encomendadas. No entanto, entende-se que a Força Aérea de Portugal poderá adquirir cerca de uma dezena de aviões A-29N Super Tucano.

O Super Tucano PT-ZTV, de demonstração, no Paraguai
O Super Tucano PT-ZTV, de demonstração, no Paraguai (FAP)

Desde 2021, a Embraer não entrega novos A-29, quando enviou os aviões da Nigéria, em parceria com a Sierra Nevada Corporation.

Além de Portugal, a fabricante brasileira estaria perto de um acordo com a Força Aérea Paraguaia, que planeja encomendar seis turboélices.

 

Total
0
Shares
Previous Post
Turboélice D328eco

Turboélice rival do ATR atrasa e só vai estrear em 2027

Next Post
Maquete em tamanho real do A350F

Airbus cria ‘maquetona’ do novo cargueiro A350F

Related Posts
Total
0
Share