O Conselho de Ministros do governo de Portugal aprovou uma uma resolução em 4 de julho que prevê o início das negociações para aquisição de turboélices Embraer A-29N Super Tucano.
Segundo comunicado, o conselho autorizou “o início das discussões técnicas e negociais tendo em vista a eventual aquisição, pelo Estado Português, de aeronaves A-29 Super Tucano e a conceção e desenvolvimento da sua configuração OTAN.”
O A-29N é uma variante do turboélice e ataque leve e apoio aéreo aproximado destinado a atender aos requisitos técnicos da Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) e foi lançada pela Embraer em 2023.
O aval do governo português ocorre dias após o Ministro da Defesa Nuno Melo declarar em audiência no Parlamento do país que a aquisição da aeronave estava entre as metas da pasta.
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Portugal é considerado não apenas um cliente potencial do Super Tucano, mas um parceiro-chave para a Embraer oferecer a aeronaves a outros países como a Holanda, que também avalia encomendá-lo.
Graças à subsidiária OGMA e outros fornecedores locais, a Embraer possui condições de realizar várias etapas da produção e de suporte de suas aeronaves, incluindo o A-29 e também o C-390 Millennium.
Não há por enquanto a definição da quantidade de aeronaves que podem ser encomendadas. No entanto, entende-se que a Força Aérea de Portugal poderá adquirir cerca de uma dezena de aviões A-29N Super Tucano.
Desde 2021, a Embraer não entrega novos A-29, quando enviou os aviões da Nigéria, em parceria com a Sierra Nevada Corporation.
Além de Portugal, a fabricante brasileira estaria perto de um acordo com a Força Aérea Paraguaia, que planeja encomendar seis turboélices.