Quase um ano após selecionar o C-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático, a República Tcheca aprovou uma verba de 11,3 bilhões de coroas (R$ 2,7 bilhões) para a aquisição de dois jatos da Embraer.
Segundo a Ministra da Defesa Jana Černochová, o contrato com a Embraer será assinado nas próximas semanas, possivelmente em novembro. O primeiro dos dois C-390 será entregue já em 2025, disse ela.
O valor do acordo foi celebrado pelo governo, que também incluirá equipamentos adicionais como o sistema de combate a incêndios MAFFS II.
“Estou convencida de que foi possível negociar as condições mais favoráveis possíveis,” disse Černochová.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ao mesmo tempo em que celebra a aquisição, a Embraer anunciou a ampliação do acordo com a Aero Vodochody, empresa tcheca que fabrica o bordo de ataque das asas, a rampa de carga, a seção traseira da fuselagem e as portas do C-390.
O novo contrato expande a produção dos componentes de quatro para oito conjuntos em 2025 e um total de 12 a partir de 2026.
Os dois jatos multipapel irão operar em conjunto com a frotade turboélices Airbus C295 e também poderão realizar reabastecimento aéreo dos caças Saab Gripen em serviço atualmente.
No entanto, o C-390 não poderá servir de avião-tanque para os futuros caças Lockheed Martin F-35 encomendados e que só utilizam o sistema de lança.
Com a assinatura do contrato com a República Tcheca, restará pendente apenas um pedido estimado em três aeronaves feito pela Coreia do Sul. Ao todo a Embraer já negociou 40 C-390 Millennium até o momento.