A necessidade urgente por aviões de transporte levou o governo da Grécia a solicitar o fornecimento imediato de seis aeronaves Lockheed Martin C-130J Super Hercules usadas, segundo a imprensa grega.
De acordo com a mídia local, apenas um dos nove cargueiros Hercules da Força Aérea Helênica está em condições de operação. Também preocupa a situação da frota de transportadores Alenia C-27 Spartan, com apenas três dos oito aparelhos do país a disposição.
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A indisponibilidade dos aviões de transporte na Grécia ficou evidente nos últimos dias. Na semana passada, um Hercules grego sofreu uma pane em voo e precisou regressar a Elefsina. A aeronave seguia em direção a Turquia com uma equipe de socorristas e ajuda humanitária para as vítimas do terremoto que atingiu recentemente as regiões central e sul do país.
No intuito de solucionar o problema o quanto antes, o primeiro-ministro da Grécia, Kyriákos Mitsotákis, teria decidido pela compra imediata de aeronaves de segunda mão. A aquisição de aviões novos de fábrica foi descartada devido a demora na construção das mesmas, o que levaria algo em torno de três anos.
Embora ainda não exista uma confirmação oficial da força aérea grega, a imprensa local especula que os seis modelos C-130J pretendidos pelo país serão adquiridos de estoques da Itália. Os Hercules em serviço na Grécia são das versões C-130B e C-130H, entregues ao país a partir de 1975.
Grécia se afasta do Embraer C-390
A decisão urgente da Grécia em adquirir cargueiros Hercules usados afasta neste momento a possibilidade do país negociar a compra de jatos C-390 Millennium da Embraer.
No fim de janeiro, o Ministério da Defesa grego confirmou que representantes da Força Aérea Helênica se reuniram com Carla Salleron, diretora de desenvolvimento de negócios e vendas da Embraer Defesa e Segurança. No encontro, os gregos solicitaram informações sobre as capacidades do C-390.
Não é de hoje o desejo da Grécia em renovar a frota de aeronaves de transporte tático da força aérea. No ano passado, o país demonstrou interesse em adquirir cargueiros C-130J Super Hercules de segunda mão da força aérea do Reino Unido (RAF), que pretende desativar os modelos do tipo até março de 2023.
Caro editor, a Grécia comprar C-130 em regime de urgência não afasta a possibilidade de que o país venha a comprar o C-390. Afinal, são aeronaves de segunda mão que servem mais como um “tampão”.
A Grécia pode e deve adquirir aviões novos pois com certeza esses C-130 não terão vida longa.
Esses C130-J terão de 10 a 15 anos de vida útil, no máximo. A Suécia tambem adquiriu seis deste modelo usados
Ninguém compra um cargueiro usado para usar por 3 / 4 anos. Esses Hércules vão voar por pelo menos 10 anos na Grécia.
O titulo sugere que o aviso brasileiro goi descartado por baixa qualidade, o que nao e verdade. Estes titulos deveriam ser mais honestos!
Estamos em um “Círculo Vicioso”, a EMBRAER poderia vender mais do C-390 se tivesse um Volume de Produção para atender rapidamente os Pedidos, mas como não tem, não consegue expandir as vendas, e as Oportunidades são cobertas pelo Hércules mesmo (Se os nossos estivessem em Boas Condições, e não usados “até o osso”, poderíamos vender os Nossos e encomendar mais 390 para nós mesmo, e ter alguns “sobrando” para “vendas de emergência” como os EUA fazem ao transferir os usados deles (Se bem que o Programa FMS e “dificel de bater”…)
Vc gostam da Embraer , tudo que e de bom dela vcs divulgam com maior urgência , né .
O mais certo ETA ter começado a [Renovação] da (Frota) a mais tempo e não em última hora.
Bom como disse e um afastamento nesse momento devido a urgencia nessa aérea tão importante que o trasporte tático então eles só não queriam fica sem essas capacidade mesmo acho que ele daqui um tempo eles voltam a negócia a compra
Mal conseguem manter oque tem, acha que podem comprar novos. Por isso que estão comprando aviões usados.