Seis meses após a assinatura do contrato de aquisição do 18 caças Rafale, a Dassault entregou a primeira aeronave à Força Aérea Helênica (HAF) em 21 de julho.
A unidade em questão fazia parte da frota da Força Aérea Francesa, que cederá 12 dos 18 aviões comprados pela Grécia – os outros seis jatos serão fabricados pela Dassault.
Segundo a fabricante francesa, o Rafale B entregue nesta semana e outros cinco caças serão usados para o treinamento dos pilotos gregos antes de seguirem para a base aérea de Tanagra.
Um contingente de pilotos e técnicos da Força Aérea Helênica já treinados fará parte das atividades no Centro de Treinamento de Conversão de Aviação (CTC) da Dassault em Mérignac, França.
“Após o Mirage F1 em 1974, o Mirage 2000 em 1985 e o Mirage 2000-5 em 2000, o Rafale agora voa orgulhosamente com as cores da Força Aérea Helênica. O Rafale é um avião estratégico para a HAF. Ele desempenhará um papel ativo, garantindo a liderança da Grécia como uma grande potência regional. Gostaria de reafirmar nosso compromisso total com o sucesso do Rafale na Grécia”, disse Eric Trappier, CEO da Dassault Aviation.
A Grécia tem sido uma cliente tradicional da Dassault e continua a operar 42 caças Mirage 2000. Além deles, a Força Aérea também conta com 153 caças Lockheed Martin F-16C/D e antigos McDonnell Douglas F-4E Phantom II (33 aeronaves).