Grécia teria planos de adquirir três C-390 Millennium, da Embraer

Aeronave multimissão faz parte da lista de programas de longo prazo da Força Aérea Helênica, segundo reportagem
C-390 da Embraer
C-390 da Embraer

A Grécia poderá ser a próxima cliente do jato C-390 Millennium, da Embraer. A Força Aérea Helênica teria citado a jato multimissão em seu plano de longo prazo, com três aeronaves a serem adquiridas, segundo o OnAlert.gr.

O C-390 teria levado vantagem em relação ao C-130J, da Lockheed Martin, que também disputa um pedido para substituir antigos turboélices Hercules.

De acordo com o site, além de três aviões haveria uma opção para encomendar mais C-390 no futuro.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No entanto, os cargueiros táticos da Embraer só seriam recebidos no final da década, dentro de um planejamento de 12 anos.

C-130H Hercules da Força Aérea Helênica; aeronaves do país sofrem com baixa disponibilidade (PeterBakema/Creative Commons)

Até lá, os C-130 ativos seriam mantidos enquanto a frota de C-27, um cargueiro turboélice menor, seria atualizada para manter-se operacional até 2031.

O OnAlert aponta ainda que o custo menor e as características técnicas do Millennium teriam convencido os altos oficiais da Força Aérea a se inclinar pela aquisição da aeronave.

Clientes europeus

Há tempos, a Grécia tem avaliado tanto o C-390 quanto o C-130 após desistir de adquirir unidades de segunda mão do Hercules.

A crescente lista de clientes europeus, a maior parte membro da OTAN, também teria pesado a favor do C-390. Atualmente escolheram o avião brasileiro Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Suécia.

Operadores do C-390 (Embraer)

O C-390 pode voar mais rápido (988 km/h contra 670 km/h) que o C-130J e transportar 26 toneladas contra 21 toneladas do turboélice.

Os motores turbofan V2500 também são mencionados já que são amplamente usados na aviação comercial, com mais de 7.200 unidades construídas, o que torna sua manutenção mais simples e barata.

O site, no entanto, não revelou uma previsão sobre a futura anúncio de aquisição pela Força Aérea da Grécia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Caça F-35A (LM)

Lockheed Martin promete caça F-35 “plus” após perder contrato para Boeing

Related Posts