A Grécia poderá ser a próxima cliente do jato C-390 Millennium, da Embraer. A Força Aérea Helênica teria citado a jato multimissão em seu plano de longo prazo, com três aeronaves a serem adquiridas, segundo o OnAlert.gr.
O C-390 teria levado vantagem em relação ao C-130J, da Lockheed Martin, que também disputa um pedido para substituir antigos turboélices Hercules.
De acordo com o site, além de três aviões haveria uma opção para encomendar mais C-390 no futuro.
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No entanto, os cargueiros táticos da Embraer só seriam recebidos no final da década, dentro de um planejamento de 12 anos.

Até lá, os C-130 ativos seriam mantidos enquanto a frota de C-27, um cargueiro turboélice menor, seria atualizada para manter-se operacional até 2031.
O OnAlert aponta ainda que o custo menor e as características técnicas do Millennium teriam convencido os altos oficiais da Força Aérea a se inclinar pela aquisição da aeronave.
Clientes europeus
Há tempos, a Grécia tem avaliado tanto o C-390 quanto o C-130 após desistir de adquirir unidades de segunda mão do Hercules.
A crescente lista de clientes europeus, a maior parte membro da OTAN, também teria pesado a favor do C-390. Atualmente escolheram o avião brasileiro Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Suécia.

O C-390 pode voar mais rápido (988 km/h contra 670 km/h) que o C-130J e transportar 26 toneladas contra 21 toneladas do turboélice.
Os motores turbofan V2500 também são mencionados já que são amplamente usados na aviação comercial, com mais de 7.200 unidades construídas, o que torna sua manutenção mais simples e barata.
O site, no entanto, não revelou uma previsão sobre a futura anúncio de aquisição pela Força Aérea da Grécia.