Voo com partida atrasada foi coisa rara no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2016. Segundo ranking da consultoria OAG, que compila dados de aeroportos e companhias do mundo todo, o maior terminal aéreo do Brasil alcançou pontualidade de 85,2% nas partidas dos voos, ficando atrás apenas do Aeroporto de Haneda, em Tóquio, que registrou 87,4% de pontualidade nas partidas programadas.
O top 5 dos aeroportos mais pontuais do mundo, separados na categoria “Major”, que recebem mais de 20 milhões de passageiros por ano, é completado por terminais nos Estados Unidos. São eles os aeroportos internacionais de Detroit (com 84,6% das partidas no horário previsto), Atlanta (84,5%) e Minneapolis (84,4%).
De acordo com os dados da OAG, no ano passado o aeroporto de Guarulhos registrou 241.449 partidas de aeronaves, movimentando 22,1 milhões de passageiros. Já o aeroporto de Atlanta, o mais movimentado do mundo, teve 869.803 partidas e movimentou mais de 60 milhões de passageiros.
“Os resultados positivos obtidos em relação à pontualidade de voos e à qualidade dos serviços são reflexo dos investimentos realizados pela concessionária em pouco mais de quatro anos, principalmente em obras de expansão da capacidade, implantação de novas tecnologias e treinamento de pessoas”, explicou Miguel Dau, diretor de operações do GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos. No levantamento de 2015, GRU aparecia na terceira colocação.
Companhias pontuais
A Gol (listada no ranking como “Varig-Gol Airlines”) é a única companhia brasileira que ficou entre as 20 mais pontuais do mundo em 2016, na 14º colocação. Como mostra o ranking, a empresa fechou o ano com 84,6% de seus 260.013 voos partindo no horário programado.
O resultado da Gol no ano passado, porém, apresentou uma queda brusca em relação ao resultado de 2015, quando ficou na terceira colocação, com 86,4% de pontualidade.
Já a companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado foi Hawaiian Airlines, dos EUA, com 89,8% de pontualidade em 90.490 voos.
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Esse tipo de notícia deve deixar os que são sempre do contra e torcem para as coisas darem errado no Brasil e colocar a culpa no antigo governo, desesperados por não ter argumentos.
Pelo menos isso…..Uma boa noticia para os Brasil….
O melhor de Guarulhos são os elevadores do terminal 3! O engenheiro do projeto deveria ser preso sem direito a visitas, por projetar uma porcaria daquelas que mal cabe um carrinho de malas…
ACHO QUE EM 2017 ESSA MARCA DE SEGUNDO MAIS PONTUAL NÃO SE REPETIRA COM GRU
BASTA SE VERIFICAR OS ABSURDOS ATRASOS E CANCELAMENTOS DE VARIOS VOOS DA LATAM P/ A EUROPA NA DATA DE ONTEM…
ISSO ACONTECE
O QUE É INJUSTIFICAVEL É A DEMORA DOS POUCOS FUNCIONARIOS DA MESMA NOS BALCÕES DE ATENDIMENTO, 3 HORAS NAS FILAS…
Não se esqueçam, o GRU Airport é privatizado (concessão). Se estivesse sob controle do Estado não seria tão eficiente.
O aeroporto de Guarulhos está dando certo porque é privatizado.Se estivesse nas mãos dos politicos principalmente do pt, estaria tudo perdido e roubado.
Fácil ficar bem colocado quando outros grandes aeroportos do hemisfério norte sofrem no inverno com os atrasos provocados pelo mau tempo como neve.
os q adoram só criticar devem estar se remoendo de raiva……..
Jorge Moraes, além do problema no elevador, temos a área de desembarque super espremida. Mas o top 10 das burrices da engenharia é o pagamento do estacionamento somente no terceiro andar, vc estaciona no quinto pois não tem vaga, sai da área de desembarque com as malas, pega o elevador apertado, para no 3º para pagar, depois pega o elevador apertado novamente até o quinto andar….. fora o tempo de espera dos elevadores e a distância entre os pontos (área de desembarque x elevador x local de pagamento)
Verdade seja dita: foi o governo do PT que proporcionou esta melhoria nos aeroportos brasileiros, em serviços e instalação.
Concordo com o Jorge Moraes. Um cadeirante não conseque ter consigo junto as malas e um acompanhante. O arquiteto responsável deveria rasgar o diploma.
Mas alterações já começaram no terminal, como a retirada da escada curva que dava acesso às salas VIPs das companhias aéreas, o jardim sob ela e o local onde ficava o quiosque do Starbucks. Eles atrapalhavam muito a passagem das pessoas para o salão com as pontes de embarque.
Espero que em breve parte dos elevadores sejam trocados por outros compatíveis com o aeroporto que movimenta 22,1 milhões de passageiros por ano.
Chupa inimigos da privatização e o PT só abriu mão disso porque não tinha escolha caso contrario a Infraero continuaria mandando e continuaria tudo uma porcaria como antes. Em breve segundo braço do terminal 3, estação de metro ao lado do aeroporto e monotrilho conectando todos os terminais ao metro,um shopping center, um hotel da rede Hilton (fora o que foi inaugurado dentro da área restrita) e mais um edifício garagem. A tomada de dados foi feita durante o ano inteiro portanto não tem essa que só conseguiu o segundo lugar por que no hemisfério norte agora é inverno, se fosse assim o aeroporto de Tóquio não teria obtido o primeiro lugar.
Deve ser levado em consideração também o fato do aeroporto ter passado por obras que lhe deram maior robustez ao tempo que no ano passado o movimento de passageiros e aeronaves caiu. Ou seja, mais funcionários, mais espaço útil e menor demanda.