Agora quem está nas regiões Norte e Nordeste do Brasil tem um caminho mais curto e menos demorado para chegar à Europa. O Aeroporto Pinto Martins, de Fortaleza (CE), recebeu nessa quinta-feira (3) os primeiros voos do grupo Air France-KLM provenientes de Paris e Amsterdã. As operações são realizadas em conjunto com a Gol, responsável por abastecer o hub com passageiros que seguem nos novos voos internacionais (ou que vem no sentido oposto).
As companhias aéreas afirmam que as operações no hub em Fortaleza reduzirão consideravelmente o tempo de viagem de passageiros do Norte e Nordeste do Brasil para a Europa e também diminuirão em até 35% o custo das passagens.
As operações do grupo europeu em Fortaleza, anunciadas em setembro de 2017, podem ser conectadas por voos da Gol nas regiões Norte e Nordeste, com conexões em Belém (PA), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luis (MA), além de Brasília (DF) no Centro-Oeste.
“A partir de agora, os clientes do Norte e Nordeste do país contam com as melhores opções de voos para viajar para qualquer um dos destinos da Gol ou chegar à Europa com as nossas parceiras. Desde o anúncio deste projeto, trabalhamos em conjunto para oferecer o menor tempo de conexão do mercado, ajustamos nossos horários, incluímos mais voos e uma nova rota para Natal, tudo planejado para fazer do hub nordeste um sucesso, com mais eficiência e conforto para os nossos clientes”, disse Paulo Kakinoff, presidente da Gol.
Para atender a essa nova demanda, a companhia brasileira ampliou sua oferta de voos em Fortaleza em 35%, totalizando agora cerca de 50 voos diários para 11 destinos, incluindo Buenos Aires, na Argentina, e mais dois voos diretos para a Florida, no Estados Unidos, que serão iniciados a partir de novembro deste ano.
“Pela primeira vez, estamos abrindo simultaneamente duas novas linhas entre a Europa e Fortaleza, além de um novo polo estratégico com a nossa parceira Gol. Este novo hub oferece agora aos nossos clientes uma oferta enriquecida de conexões para o Norte e Nordeste do Brasil com uma rota mais simples e rápida, afirma Jean-Marc Janaillac, Presidente e CEO Air France-KLM.
O voos entre Fortaleza e Amsterdã são realizados pela KLM três vezes por semana operados por jatos Airbus A330 com capacidade para 267 passageiros, sendo 18 ocupantes na classe executiva e 249 na econômica, incluindo 35 assentos na “Economy Comfort”.
Já os voos da capital cearense para Paris são operados pela Joon, nova divisão da Air France, com duas frequências semanais (aumentando para 3 voos semanais a partir de novembro) usando o jato Airbus A340 com 278 lugares, sendo 30 deles na executiva, 21 na “Premium Economy” e 227 passageiros na classe econômica.
Além dos novos trechos do grupo Air France-KLM para a França e Holanda, o aeroporto de Fortaleza também conta com voos diretos operados por outras companhias para Colômbia, Guiana Francesa, Alemanha, Portugal, Itália, EUA e Cabo Verde.
Veja mais: Boeing 777 supera o 747 e se torna o widebody mais popular do mundo