A COMAC, fabricante estatal de aeronaves da China, anunciou em 28 de abril um grande contrato de aquisição de 60 jatos C919 com o HNA Group, que controla diversas companhias aéreas chinesas.
O acordo inclui ainda uma carta de intenção para adquirir 40 jatos regionais ARJ21-700. As aeronaves serão repassadas para empresas como a Hainan Airlines e Urumqi Air.
A encomenda firme de 60 C919 é a segunda oficial do modelo, após um pedido de cinco aeronaves fechado pela China Eastern Airlines.
Há centenas de compromissos de compra, no entanto, que devem ser efetivadas assim que o jato de 168 assentos começar a operar de fato.
Isso deve demorar um pouco mais para ocorrer, no entanto. O único C919 entregue até agora, para a China Eastern, está realizando voos de treinamento que deveriam ser concluídos no final de abril.
A cliente de lançamento do jato da COMAC, entretanto, teria encontrado problemas na aeronave durante os voos, o que deve prolongar a fase de testes.
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O programa C919 avança lentamente e tem um enorme desafio pela frente, contornar a crescente tensão entre os governos da China e dos Estados Unidos.
O HNA Group já havia assinado um acordo preliminar com a COMAC em 2018, quando anunciou a intenção de encomendar 200 C919 e 100 ARJ21.
O C919 depende fortemente de fornecedores ocidentais como a CFM, que produz os motores Leap-1C e a Collins Aerospace, responsável por vários sistemas incluindo os aviônicos do jato chinês.