O Conselho de Administração do IAG (International Airlines Group) aprovou a encomenda de 50 jatos Boeing 737 MAX bem como a conversão de 37 opções de A320neo em pedidos firmes nesta semana.
Dono das empresas aéreas British Airways, Iberia, Aer Lingus, Vueling e Level, o IAG havia assinado um acordo com a Boeing em maio para receber 25 737 MAX 8-200 e 25 737 MAX 10, além de 100 opções, mas que ainda dependia de aprovação de seus acionistas.
“Parabenizamos a decisão de hoje dos acionistas do IAG de aprovar um pedido firme de 50 737-8-200s e 737-10s, com opções para mais 100, e estamos ansiosos para trabalhar com o IAG na reintrodução do 737 nas frotas do Grupo”. disse Ihssane Mounir, vice-presidente sênior de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing.
59 novos A320neo
Em relação à Airbus, o IAG ampliou consideravelmente seu pedido original, de 22 jatos da família A320neo (17 A320neos e 5 A321neos), acrescentando 37 aeronaves e que elevaram o acordo final para 59 jatos.
“O IAG opera aeronaves Airbus extensivamente em sua frota, tornando-se um dos maiores clientes da Airbus globalmente. Essas aeronaves de última geração serão uma parte fundamental do plano do IAG de atingir zero emissões líquidas até 2050”, disse Christian Scherer, diretor comercial e chefe da Airbus International.
O IAG ainda não determinou quantas dessas aeronaves serão repartidas com cada uma de suas empresas aéreas. O grupo possui uma frota de 630 aeronaves, dominada pela família A320, que representa 60% do total de unidades.
Quanto ao Boeing 737, trata-se do retorno da aeronave ao grupo. A British Airways operou a versão 737-400 até 2015, embora unidades tenham permanecido em voo com a Comair, da África do Sul, que exibia a pintura da transportadora do Reino Unido até falir neste ano.