Startup da Suécia focada em projetos de aeronaves com motorização elétrica, a Heart Aerospace anunciou nesta quinta-feira (15) mudanças expressivas em seus negócios. A primeira delas é que empresa abandonou o projeto do avião 100% elétrico ES-19 e abriu espaço para o desenvolvimento do novo modelo com motorização híbrida-elétrica ES-30. A outra novidade é a entrada da transportadora Air Canada e da fabricante SAAB entre os acionistas minoritários da companhia.
De acordo com a Heart Aerospace, o ES-30 será um avião regional com capacidade para embarcar até 30 passageiros e movido por quatro motores elétricos alimentados por baterias. A aeronave também contará com uma configuração híbrida de reserva, composta por dois turbogeradores abastecidos com combustível de aviação sustentável.
O sistema híbrido, segundo a startup sueca, servirá para garantir os requisitos de energia de reserva sem comprometer o alcance das baterias e também poderá ser usado durante o cruzeiro em voos mais longos para complementar a carga elétrica. Isso dá ao ES-30 um alcance de 200 km em regime totalmente elétrico ou uma autonomia estendida para até 800 km no modo híbrido.
Veja também:
- United está de olho em nova encomenda de widebodies
- Chefão da Emirates acredita que existe demanda para um novo A380
“O ES-30 é um avião elétrico que a indústria pode realmente usar. Projetamos um avião econômico que permite que as companhias aéreas ofereçam um bom serviço em uma ampla variedade de rotas”, disse Anders Forslund, fundador e CEO da Heart Aerospace. “Com o ES-30 podemos começar a reduzir as emissões das viagens aéreas bem antes do final desta década e a resposta do mercado tem sido fantástica.”
A exemplo do ES-19, cujo lançamento era prometido para 2026, a Heart Aerospace divulgou mais uma vez um prazo otimista para a estreia do ES-30: em meados de 2028. A empresa ainda informou que encomendas anteriores pelo avião 100% elétrico, feitas pela United Airlines e o Mesa Air Group para um total de 200 aeronaves com opção para mais 100, foram transferidas para o novo projeto.
Outras empresas que assinaram cartas de intenção de compra (LOI) do ES-19 migraram para o ES-30. São elas a Braathens Regional Airlines, Icelandair, SAS e a Sounds Air. Ainda no embalo do novo anúncio, a Heart também revelou um acordo com a empresa de leasing sueca Rockton, que assinou hoje uma LOI para adquirir até 40 exemplares do avião híbrido-elétrico. Ao todo, a startup possui LOIs para 96 ES-30.
Sobre os novos acionistas, a Air Canada e a Saab investiram cada um US$ 5 milhões na Heart Aerospace, com a companhia aérea canadenses também fazendo um pedido de compra de 30 exemplares do ES-30.
“A Air Canada está muito satisfeita com a parceria com a Heart Aerospace no desenvolvimento desta aeronave revolucionária. Temos trabalhado arduamente com muito sucesso para reduzir nossa pegada (de carbono), mas sabemos que atingir nossas metas de emissões líquidas zero exigirá novas tecnologias, como o ES-30. Temos toda a confiança de que a equipe da Heart Aerospace tem a experiência necessária para cumprir a promessa do ES-30 de um futuro de aviação mais limpo e verde”, disse Michael Rousseau, presidente e executivo-chefe da Air Canada.